Ídolo Juninho Pernambucano segue reinando no Campeonato Francês
Fred parece ter reencontrado seu melhor futebol. Uma semana após marcar duas vezes na vitória do Lyon sobre o Metz (2 a 0), o atacante brasileiro voltou a ser protagonista e anotou o gol do triunfo de sua equipe sobre o Lille por 1 a 0, em Villeneuve, na abertura da 27ª rodada do Campeonato Francês. Com isso, mantém com folga a liderança da temporada 2007/2008 e, de quebra, põe fim à invencibilidade do rival no ano.
Após esse bom resultado, o Lyon, dos também brasileiros Cris, Anderson e Juninho Pernambucano, sobe para 55 pontos e abre seis para o Bordeaux, que joga neste domingo diante do ameaçado Paris Saint-Germain. As duas equipes, aliás, se enfrentam no próximo domingo, no estádio Gerland.
Já o Lille, que ainda não havia sido derrotado em 2008 pela competição nacional cinco empates e duas vitórias, soma 32 pontos e permanece próxima da zona de rebaixamento. Agora terá duas partidas longe de seus domínios (Valenciennes e Lens).
Muito mais do que confirmar a recuperação de Fred, que chegou a ser cogitado para deixar o clube nos últimos meses, o resultado positivo dá um ânimo novo para o Lyon no duelo decisivo da próxima terça-feira diante do Manchester United pelo jogo de volta das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, fora de casa. Na partida de ida, empate por 1 a 1, em casa.
No duelo deste sábado, os atuais hexacampeões sabiam exatamente que a vitória era fundamental para afastar o risco de ver sua liderança ainda mais ameaçada. Por isso, decidiu utilizar uma postura ofensiva e buscou de todas as formas o gol.
Conseguiu apenas aos 32min da etapa inicial, novamente com o brasileiro Fred, que mostrou muito oportunismo ele já havia anotado duas vezes diante do Metz.
Para o segundo tempo, o Lille repetiu seu desempenho inicial. Tinha dificuldades para superar a defesa rival. Quando conseguia, errava na finalização, como ocorreu aos 2min. Frau, livre dentro da área, teve dificuldades para chutar. Mesmo assim, o brasileiro Cris afastou o perigo.
O Lyon, por outro lado, era o mais perigoso. E poderia ter ampliado o marcador em duas oportunidades. Aos 5min, o artilheiro Benzema, sozinho, tocou errado na bola e bateu para fora. Aos 35, Ben Arfa arriscou de fora da área e exigiu uma difícil defesa do goleiro Tony Sylva.
- SuperVasco