Futebol

Helton, ex-Vasco, está a um jogo de atingir 200 jogos pelo Porto

Autor do gol do título da Liga Europa, o colombiano Falcao García é a principal baixa do Porto para a decisão da Taça de Portugal contra o Vitória de Guimarães, às 13h (de Brasília), neste domingo, no estádio Jamor. O jogador está lesionado e não poderá entrar em campo, assim como o argentino Nicolás Otamendi. Mas, mesmo sem um dos principais atletas, o técnico André Villas-Boas quer a equipe com força máxima no duelo.

Apesar de ter conquistado a Liga Europa diante do Braga, e o Campeonato Português invicto e com cinco rodadas de antecipação, o treinador de apenas 33 anos prefere manter os pés no chão e não apostar em favoritismo.

- Estaremos com força máxima e máximas aspirações. Mas vejam o que se passou na final da Liga Europa. Quem nos atribuiu tanto favoritismo acabou assistindo a um jogo equilibrado, disputado, com oportunidades para os dois lados. E viu as duas equipes em seus próprios estilos - afirmou o comandante, que na atual temporada só não venceu a Taça da Liga, que ficou com o rival Benfica.

Villas-Boas comentou também sobre o histórico estádio Jamor, em Oeiras, inaugurado em 1944, que já recebeu partidas importantes do futebol português.

- O Jamor tem um sentimento especial que decorre das finais que já foram realizadas ali. É histórico, mas ao mesmo tempo é inegável que não reúne as máximas condições em termos de segurança e conforto. É um estádio emblemático, mas caindo de velho.

O técnico dos Dragões elogiou o rival Vitória de Guimarães.

- O Vitória criou muitas dificuldades na temporada, em jogos muito competitivos, com iniciativa. É uma equipe que gosta de jogar, com posse de bola. E está extremamente motivada, sabendo que pode atingir um grande objetivo para o clube e para a cidade. O Porto vai para o Jamor com o máximo desejo de vencer. Fizemos uma temporada histórica, mas será um erro abordar este jogo com o sentimento de que aconteça o que acontecer está tudo bem - concluiu.

Entre os relacionados para o jogo, estão Hélton, Maicon, Álvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Sousa, Beto, Fernando e Ruben Micael. A comissão técnica cogitou em utilizar o goleiro Beto, mas o titular deve mesmo ser o brasileiro Hélton, ex-Vasco, que pode completar 200 partidas pelo Porto caso entre em campo.

Fonte: ge