Futebol

Hélio Ricardo analisa vitória do Vasco sobre o Palmeiras

Foi uma noite dos reservas de luxo do Vasco! Reacendendo a preferência da torcida por seu futebol em detrimento de Alecssandro, Élton esbanjou empenho e força de vontade, e acabou sendo a melhor figura em campo no jogo desta noite. Embora não seja tão entusiasta de sua escalação como titular (ele está no clube há 3 anos e sempre se cogita alguém para a vaga porque ele nunca \"segura o tranco\"), Élton mostrou hoje um futebol com o espírito vascaíno que muitas vezes se requer de Alecssandro e não se vê. Enfim, o gol marcado acabou sendo um prêmio para a sua boa atuação em um jogo onde o time reserva do Vasco não mostrou muita pegada e o Palmeiras muito menos - sobretudo no modorrento primeiro tempo da partida.

A outra boa surpresa foi Leandro. Parece que, pela primeira vez, o jogador entrou em campo e disse a que veio. Obviamente não seria muito difícil para ele sair-se melhor do que Bernardo, a quem substituiu em uma noite em que o xodó vascaíno parecia anestesiado em campo, errando tudo e totalmente desligado do jogo. Ainda assim Leandro teve méritos ao acreditar em uma bola quase perdida e, em bela jogada, criar um cruzamento certeiro na cabeça de Élton.

Com a vitória, o time misto do Vasco saiu na frente e cumpriu a contento a sua parte nessa história ainda modorrenta de Copa Sulamericana. Que é, a meu ver, uma competição considerável - não apenas por ser internacional, mas também por sua polpuda quantia de premiação. Mas, como era de se esperar, começou fria e despertando pouco interesse de seus participantes.

Atentemos, porém, para a boa observação de Juninho (que também teve boa atuação): o jogo da volta deve encontrar um Palmeiras muito mais motivado, brigando dentro de casa, cobrado por sua torcida e por Felipão. Que, aliás, já passou da hora de dizer a que veio e deve contagiar seus jogadores para brigarem pela vaga. Nem de longe será o jogo \"meia-bala\" de hoje: deve ter um teor dramático bem mais acentuado.

Está de parabéns o cruzmaltino pela vitória e por, mais uma vez, sair na frente e começar bem um novo desafio. É o Vasco mostrando que, mesmo numa noite de pouca motivação, é capaz de impressionar e obter bons resultados até mesmo com jogadores de seu time reserva.

Fonte: SRZD - Sidney Rezende