Futebol

Há motivos para acreditar em uma vitória sobre o São Paulo

Enfrentar o líder do Brasileiro era tudo que o Vasco não queria ter pela frente na inglória luta contra o rebaixamento. Mas quis o destino, ou a tabela da competição, que o próximo adversário fosse mesmo o São Paulo. Mas há uma série de motivos para que o vascaíno acredite que é possível bater o poderoso Tricolor do Morumbi em São Januário no domingo.

Quando se relembra sobre um confronto entre um Vasco desesperado na luta contra o rebaixamento contra um líder do Brasileiro, salta aos olhos a vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-PR em 2004. Na ocasião, o Furacão era líder e o Cruzmaltino lutava para se livrar do rebaixamento. E conseguiu.

Este jogo na Colina é um belo exemplo de superação e união entre jogadores e torcida. Tirou o Vasco do calvário.

Quem sabe, possa se repetir já no domingo? Para isso, a presença da torcida será um trunfo do time contra os paulistas. A esperança da direção e dos jogadores é que a massa cruzmaltina abrace a equipe durante todo o jogo. Caso esgote a carga de 23.300 ingressos, será o recorde do caldeirão neste Campeonato Brasileiro. E um motivo mais para acabar com a banca são-paulina.

O São Paulo é um bicho-papão? Nem tanto. Exemplo disso são dois ótimos momentos do Vasco contra o rival de domingo. Em 2003, Edmundo, o mesmo camisa 10 de hoje, só não fez chover em uma atuação soberba em São Januário contra o São Paulo. O resultado? Vitória vascaína de 3 a 2, com um gol do Animal.

Também foi em São Januário que foi registrada a maior goleada entre Vasco e São Paulo: 7 a 1 a favor dotime carioca, em 2001. Além disso, o Vasco ter mais vitórias (38 a 33) na história do duelo. Para o técnico Renato Gaúcho, será preciso de qualquer fator positivo nessa reta final.

– É necessário qualquer coisa.

Não é só a partida. Não vence se não pensar grande, não treinar duro e fizer por onde – disse Renato.

Em 2004, Atlético-PR chegou empolgado para bater o Vasco. Mas foi derrotado e acabou sem título no fim

Matemática do Vasco

3 pontos separam o Vasco dos adversários que estão imediatamente acima na tabela. Caso o Vasco vença o São Paulo e Fluminense ou Náutico percam, o time da Colina sairá da zona.

Contagem regressiva

2 partidas Edmundo ainda disputará em São Januário antes da aposentadoria. O atacante tem boas lembranças contra o São Paulo e, no fim, enfrentará o Vitória, na última rodada.

Fonte: Lance