Futebol

Há 88 anos, Vasco era bi-campeão do Torneio Início

No dia 31 de março de 1929, o Vasco conquistava o seu segundo título do Torneio Início, batendo o América na final. Antes, já havia passado por Bonsucesso, Botafogo e Bangu. 

Os outros participantes do certame realizado no Estádio de São Januário foram Flamengo, Andaraí, SC Brasil, São Cristóvão (eliminados na 1ª fase) e Sírio e Libanês (eliminado na 2ª fase).

Vamos relembrar mais esta conquista da História Cruzmaltina !

O Globo (01/04/1929)

“Foi brilhante o desenrolar do Torneio Initium, efetuado ontem no Estádio do CR Vasco da Gama – o clube local obteve o título de campeão, cabendo o segundo lugar ao América e o terceiro ao Fluminense e ao Botafogo. 

O Estádio vasto e confortável da colina de São Januário, onde tremula o pavilhão do CR Vasco da Gama teve , assim, uma concorrência de espectadores numerosíssima, extraordinária, que lhe deu ares de imponência das grandes tardes esportivas.

O triunfo obtido pelo CR Vasco da Gama, o forte grêmio coberto já de tantas glórias, foi bastante merecido. O bravo quadro cruzmaltino atuou sempre muito bem, destacando-se plenamente de todos os seus adversários, pela excelência do jogo desenvolvido.” (O Globo – 01/04/1929)

“No majestoso estádio do grêmio cruzmaltino, iniciou-se a temporada de 1929. A AMEA inaugurou a estação esportiva com a realização do tradicional Torneio Initium que, em outros tempos era em benefício da Associação de Cronistas Desportivos. O Estádio de São Januário apresentava um aspecto realmente encantador, pois a assistência foi numerosíssima, passando de 27 contos de réis a renda da mesma.

Venceu merecidamente o torneio o Vasco da Gama, que derrotou 4 times adversários de modo brilhante , sendo digna de elogios a sua vitória final.” (Gazeta de Notícias – 01/04/1929)

A Gazeta de Notícias (01/04/1929)

As fichas dos jogos da campanha do título cruzmaltino, com comentários do jornal “Gazeta de Notícias”:

Vasco da Gama 0x0 Bonsucesso (1ª Fase) 

“Venceu o Vasco dificilmente por 1 córner a nenhum. O jogo foi excelente e o Bonsucesso produziu notável atuação, caindo vencido honradamente pela mínima diferença.”
Decisão nos corners: 1-0.
Juiz: Cyro Werneck
VASCO: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Bahiano, Fausto, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.
BONSUCESSO: Ary, Ary II e Heitor; Corola, Eurico e Badú; China, Cláudio, Gradim, Bida e Arubinha.

Vasco da Gama 1×0 Botafogo (2ª Fase)

“Ambos os times atuaram bem, muito especialmente o ataque cruzmaltino. A ofensiva local foi mais nítida, vencendo o Vasco merecidamente, embora esse triunfo tenha sido conquistado dificilmente.”
Juiz: Fernando Gonçalves.
Gol: Paschoal
VASCO: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Paschoal, Fausto, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.
BOTAFOGO: Pessoa, Rogério e Octacílio; Cotia, Cícero e Pamplona; Edmundo, Benedicto, Nilo, Almir e Claudionor.

Vasco da Gama 1×0 Bangu (Semi-Final)

“Venceu facilmente o Vasco por 1 gol (Mário Mattos) e 3 córners a nenhum. O Vasco dominou na primeira parte, conquistando ai parte da sua vantagem. No segundo tempo o Bangu melhorou muito, e Jaguaré entrou em ação. A vitória vascaína foi indiscutível e o score nítido.”
Juiz: Luiz Neves
Gol: Mário Mattos.
VASCO: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Paschoal, Fausto, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.
BANGU: Mattos, Luiz Antônio e Eduardo; Zé Maria, Santana e Guerra; Plínio, Buza, Médio, Jaguarão e Nicanor.

Vasco da Gama 1×0 América (Final)

“Venceu brilhantemente o Vasco da Gama por um gol a zero. M. Mattos fez o ponto da vitória cruzmaltina. Esse encontro decisivo foi emocionante. Ambos os contendores empenharam-se com ardor vencendo o club de Raul Campos por ser mais oportuno nos arremates. Os formwards vascaínos diante do gol foram mais precisos que os americanos e souberam aproveitar uma indecisão do magnífico triângulo final dos campeões.

No primeiro meio-tempo o Vasco atacou mais e embora a defesa do campeão (O América havia conquistado o carioca em 1928) fosse insuperável, M.Mattos fez o gol que decidiu depois o certame.

O América reagiu brilhantemente depois e ai a defesa local portou-se com galhardia impedindo o empate. 

Assim pois o CR Vasco da Gama tornou-se de modo merecido o campeão do Initium de 1929, e o América obteve um honroso 2º lugar, coindo vencido com todas as honras.”
Juiz: Luiz Neves.
Gol: Mário Mattos.
VASCO: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Paschoal, Fausto, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.
AMÉRICA: Joel, Pennaforte e Hildegardo; Hermógenes, Floriano e Walter; Gugu, Sobral, Mineiro, Telê e Miro.

Fonte: História Cruzmaltina