Futebol

Há 42 anos, Pelé marcava o milésimo contra seu clube de coração

Faz 42 anos, neste sábado, que Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira e pediu para as pessoas se preocuparem com as \"criancinhas\". Na véspera do aniversário de seu feito, o Rei do Futebol repetiu o discurso social enquanto promovia uma rede de educação esportiva à distância, em São Paulo, na condição de garoto-propaganda.

\"Já são 42 anos! Duas gerações se passaram depois do milésimo gol. Naquela época, falei das crianças que eram trombadinhas, roubando bolsas e carteiras nas ruas. Talvez por a gente não ter dado atenção, hoje elas já estão fazendo assaltos com armas\", lamentou Pelé. \"Mas ainda há tempo para melhorar\".

O milésimo gol da carreira de Pelé foi marcado às 23h11 de 19 de novembro de 1969, na vitória por 2 a 1 do Santos sobre o Vasco, diante de 65.157 pagantes no Maracanã. Aos 33 minutos do segundo tempo daquela partida, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o zagueiro Renê cometeu pênalti no Rei do Futebol. O santista cobrou e conferiu diante do goleiro Andrada.


Acervo/Gazeta Press

Este pênalti assinalado contra o Vasco, no Maracanã, garantiria o milésimo gol da carreira de Pelé\"Lembro que, em jogo anterior, um beque do Bahia salvou o meu milésimo gol e levou uma vaia tremenda da própria torcida. Mais recentemente, assisti ao pênalti contra o Vasco e percebi até um jogador deles vibrando. Foi um dos poucos momentos na minha carreira em que tremi de preocupação. Eu não era o cobrador de pênaltis oficial. Se fosse, poderia ter chegado a 2.000 gols\", sorriu Pelé, que alega ter anotado 1.284.

Fonte: Gazeta Esportiva