Futebol

Grandes do Rio vêm tendo queda de rendimento em retorno ao Maracanã

Nos últimos quatro anos, o futebol do Rio de Janeiro ganhou três títulos brasileiros. Em duas dessas conquistas, o Fluminense não contou inteiramente com o Maracanã (2012) ou parcialmente (2010) pelas reformas para a Copa-2014. Pois justamente, nesta edição de 2013, em que o estádio voltou a abrir, os times cariocas tiveram queda considerável no desempenho na tabela do Nacional.

Nesta última rodada, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco somaram um ponto, após três derrotas e um empate – incluída uma goleada dos flamenguistas para os corintianos. Resultado: vascaínos, tricolores e rubro-negros estão próximos à zona de rebaixamento, ocupando posições de 14o a 16o. A equipe de Seedorf continua na zona da Libertadores, mas caiu da liderança para a quarta colocação, afastando-se do líder Cruzeiro.

Em uma comparação, o desempenho é bem pior do que o do ano passado, nesta mesma rodada 17, quando três dos cariocas estavam entre os seis primeiros, e o Flamengo pelo menos era 10o. O Fluminense acabou campeão em 2012.

O aproveitamento dos times também confirma essa disparidade. Agora, em 2013, foram apenas 87 pontos em 68 partidas, 42,6% do total possível. No ano passado, com uma partida a menos, os quatro times do Rio somavam 120 pontos no total, com 59,7% de desempenho.

Isso porque, desde a 8a rodada, os times cariocas contam novamente com o Maracanã. Já atuaram nove vezes na sua arena mais tradicional. Mas isso não tem sido o suficiente para compensar a crise financeira enfrentada pelas equipes.

Sem dinheiro, o Botafogo, antes líder, perdeu Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson e Vitinho para o exterior. E pena com dois meses de salários atrasados, resultado de seguidas penhoras judiciais. Mesmo processo é enfrentado pelo Fluminense, que perdeu Wellington Nem e Thiago Neves, e também não consegue pagar em dia.

Flamengo e Vasco conseguiram amenizar o bloqueio de rendas, com acordos, mas também estão longe de ter recursos para grandes contratações. Isso se reflete na tabela, e nos resultados no final de semana. Ainda mais quando o campeonato se estende e os elencos se tornam mais necessários. Nem o Maracanã parece mudar essa situação.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes