Futebol

Gols no início e só duas viradas: números mostram Vasco no Brasileirão

Tradicionalmente chamado de time da virada, Cruz-Maltino só conseguiu virar duas partidas na competição – a última foi na quarta rodada, diante do América-MG

A dramática situação do Vasco na tabela do Campeonato Brasileiro (16º lugar, com 30 pontos) pode ser explicada de diversas formas. Constante troca de técnicos, elenco enxuto, turbulência política fora de campo... Mas os números mostram porque o Cruz-Maltino tem tanta dificuldade principalmente para reverter a atual situação – que já dura várias rodadas.

Em 27 partidas disputadas no Brasileirão, o Vasco saiu atrás no placar 16 vezes. Em nove, sofreu um gol antes mesmo dos 20 minutos do primeiro tempo. Para piorar, o poder de reação, que deixou o Cruz-Maltino tradicionalmente conhecido como o “Time da Virada”, praticamente não existe. A equipe só virou dois jogos na competição, na primeira e na quarta rodada.

As duas únicas viradas do Vasco no Campeonato Brasileiro foram sobre Atlético-MG (2 a 1 na estreia) e América-MG (4 a 1 na quarta rodada)

Em quatro oportunidades, o Vasco sofreu o gol primeiro e buscou o empate, mas nas outras 10 não conseguiu buscar o resultado e acabou derrotado. Para piorar ainda mais a situação, o time também tem dificuldade para segurar o placar: das 10 vezes em que marcou primeiro, só conseguiu segurar a vantagem em cinco. Das outras, empatou quatro e perdeu uma. O único 0 a 0 do Cruz-Maltino foi diante do Atlético-MG.

Atualmente, o Vasco, a apenas um ponto da zona de rebaixamento, calcula mais 15 pontos para não cair para a Série B no fim do ano. Na reta final do Brasileirão, seis jogos serão disputados longe de São Januário, onde o Cruz-Maltino ainda não venceu. A tarefa, portanto, não é das mais fáceis.

Veja, abaixo, os jogos do Vasco no Campeonato Brasileiro. Em negrito, as partidas em que a equipe saiu à frente no placar:

Vasco 2x1 Atlético-MG: gol de Otero, aos 13 minutos

Chapecoense 1x1 Vasco: gol de Wellington Paulista, aos 19

Santos 1x1 Vasco: gol de Diego Pituca, aos 44

Vasco 4x1 América-MG: gol de Rafael Moura, aos 32

Vasco 2x3 Vitória: gol de André Lima, aos 17

Flamengo 1x1 Vasco: gol de Vinicius Junior, aos 14

Bahia 3x0 Vasco: gol de José Élber, aos 67

Vasco 1x0 Paraná

Vasco 1x2 Botafogo: gol de Kieza, aos 4

Cruzeiro 1x1 Vasco

Vasco 3x2 Sport

Internacional 3x1 Vasco: gol de Nico López, aos 11

Vasco 1x1 Fluminense

Vasco 1x0 Grêmio

Vasco 1x4 Corinthians

São Paulo 2x1 Vasco: gol de Rojas, aos 2

Palmeiras 1x0 Vasco: gol de Deyverson, aos 60

Vasco 1x1 Ceará

Atlético-MG 0 x 0 Vasco

Vasco 3 x 1 Chapecoense

Atlético-PR 1 x 0 Vasco: gol de Raphael Veiga, aos 64

Vasco 0 x 3 Santos: gol de Gabigol, aos 5

América-MG 2 x 1 Vasco: gol de Carlinhos, aos 31

Vitória 1 x 0 Vasco: gol de Lucas Ribeiro, aos 73

Vasco 1 x 1 Flamengo

Vasco 2 x 1 Bahia

Paraná 1 x 1 Vasco: gol de Alex Santana, aos 9

Fonte: Bruno Giufrida e Paula Carvalho - GE