Futebol

Gol de Nílton é escolhido o "Golaço da rodada"

Às 20h05m08 deste domingo, os corintianos estavam roendo as unhas no Pacaembu, nervosos com um empate com o Guarani que parecia ser um fim completamente fora do script para a era Mano Menezes no Timão. A pouco mais de 400 quilômetros dali, os torcedores do Fluminense enchiam o peito comemorando a manutenção da liderança com uma vitória no estilo guerreiro-Muricy sobre o Botafogo no Engenhão.

Mas aí o ponteiro andou duas casas.

Os dois lances foram quase no mesmo instante. Às 20h05m09, Bruno César cobrou uma falta no ângulo de Douglas e botou o Timão na frente. No segundo seguinte, Renato Cajá cruzou na área, a bola passou por Fernando Henrique e entrou. E a história do Brasileirão 2010 mudou de novo: o Corinthians – que ainda fez o terceiro - retomou a liderança, com 24 pontos, um a mais que o Flu, após 11 rodadas.

Veja as principais imagens da 11ª rodada do Brasileiro

A rodada #11 do Brasileirão teve três jogos com placar em branco e, por consequência, a menor média de gols desta edição: apenas 1,6. Nas arquibancadas, uma média de 15.221 pagantes por partida (cálculo feito sem levar em conta o público de Avaí x Atlético-MG, não divulgado). Mudanças importantes aconteceram na classificação. Após cinco rodadas na zona da degola, o Vasco conseguiu respirar com a vitória sobre o lanterna Atlético-GO e agora é o 14º. O Botafogo, que chegou a ficar em terceiro lugar no início da competição, agora está no grupo do desespero, fazendo companhia a Grêmio e Atlético-MG.

A única mudança no grupo dos quatro primeiros foi a troca de posições entre Corinthians e Flu. Com um empate com o Palmeiras de Felipão – que não venceu desde a volta para o Brasil – o Ceará segue em terceiro, tentando mostrar que seu fôlego é maior que o de um simples cavalo paraguaio. O Inter completa o quarteto de cima com uma vitória sobre o Flamengo, agora sexto colocado, por 1 a 0.

Confira o melhor e o pior da rodada #11

O mico da rodada - Marcelo Lomba deu um susto daqueles na torcida do Flamengo, neste domingo, na derrota para o Inter por 1 a 0. O jovem goleiro não falhou em uma bola aérea, nem espalmou um chute para o meio da área. Lomba se atrapalhou com a bola, depois de receber o recuo do zagueiro Jean e quase deu um gol de presente para o colorado Everton. Como nem o adversário esperava a trapalhada, o camisa 29 do Fla teve tempo para se recuperar e ficou com a bola no fim das contas (assista ao vídeo ao lado).

O visual da rodada - Pelé foi à Vila e exibiu óculos invocados. Talvez eles tenham servido para esconder o sono que o jogo provocou nos 45 primeiros minutos. São Paulo e Santos, concentrados em jogos importantes no meio de semana, fizeram uma partida fraca. No segundo tempo, o Rei tirou os óculos e o Peixe conseguiu a vitória

A frase da rodada - \"Faltou um sonho maior, a realização dele. Mas, se o Corinthians continuar nessa batida, pode brigar pelo título brasileiro ou, no mínimo, voltar para a Libertadores. Não pode ser parecido com Copa do Mundo, que você joga de quatro em quatro anos. Time grande tem de estar sempre jogando\", Mano Menezes.

O cartaz da rodada - A torcedora do Flamengo merece o prêmio pela força de vontade. Ela saiu de Vitória do Espírito Santo para ver seu time jogar contra o Inter em Porto Alegre. No Beira-Rio, exibiu toda animada um cartaz para tranquilizar a mãe, dizendo que havia percorrido os 1.994 quilômetros de distância entre as duas capitais em 37 horas. Pena que o sorriso só durou até o início do jogo...

As \"pinturas\" da rodada - No Serra Dourada, Bruno Mineiro emendou uma bola de primeira, no ar, de fora da área, sem chance pro goleiro e abriu o marcador. Pena que o auxiliar avisou que Alex Mineiro tinha ajeitado a bola com o braço e o gol não valeu. Na Vila Belmiro, Ganso deu um passe de letra para Neymar que tocou de letra para Danilo que... chutou para fora.

O golaço da rodada - Nilton, do Vasco, acertou um canhão de fora da área e abriu o placar contra o Atlético-GO. O volante, questionado por alguns torcedores, mostra cada vez mais que é muito perigoso em chutes de longa distância.

O rali Dakar da rodada - O gramado do Engenhão está horroroso. Durante o clássico entre Fluminense e Botafogo, pedaços do gramado foram se soltando. No intervalo, funcionários do Alvinegro entraram em campo com baldes cheios de terra para tentar melhorar a situação.

O invasor da rodada - Um torcedor sem camisa, vestindo apenas uma sunga estranha e carregando uma bandeira vermelha na mão entrou em campo durante o clássico entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro. O incidente ocorreu logo após o gol contra do são-paulino Renato Silva, enquanto os jogadores esperavam pelo reinício de jogo. Agora, dependendo do que o árbitro registrar na súmula, o Peixe pode acabar punido pela invasão.

 

A Muralha da rodada - Após falhas nos primeiros jogos pelo Atlético-MG, Fábio Costa salvou o Galo de uma derrota em Florianópolis. O experiente goleiro espantou a má fase com belas defesas que compensaram a desvantagem dos mineiros em campo - o time teve dois expulsos -  e manteve o 0 a 0 no placar (assista ao vídeo ao lado).

Seleção da rodada - Fernando Prass (Vasco) - 7,0, Rodrigo Heffner (Guarani) - 6,5, Manoel (Atlético-PR) - 7,0, William (Corinthians) - 6,5 e Roberto Carlos (Corinthians) - 8,0; Henrique (Cruzeiro) - 7,0, Nilton (Vasco) - 6,5, Bruno César (Corinthians) - 8,0 e Paulo Baier (Atlético-PR) - 6,5; Taison (Internacional) - 7,0 e Jorge Henrique (Corinthians) - 7,0. Téc: Mano Menezes (Corinthians) - 7,5.

O acidente da rodada - Uma carreta tombou na BR 040, a 30 quilômetros da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A delegação gremista, que ia para o estádio, se atrasou meia hora. Os dirigentes cruzeirenses se irritaram com o incidente e disseram após a partida que o time não mandará mais jogos no local. Com o Mineirão fechado por conta da Copa 2014, a Raposa busca uma nova casa para o Brasileirão.

O gol mais perdido da rodada - É melhor culpar a falta de costume. Neste sábado, o lateral Eltinho recebeu um passe açucarado do meia Robinho, que foi à linha de fundo pela direita e deixou o camisa 6 do Avaí livre, com o gol aberto, a um toque da consagração, mas a bola subiu demais e saiu por cima do travessão de Fábio Costa, do Atlético-MG. O desperdício custou caro, e os catarinenses não conseguiram sair do 0 a 0 com o Galo. (assista ao vídeo ao lado).

O número da rodada - 24.935. Foi o número de torcedores que acompanharam o empate entre Ceará e Palmeiras. Por pouco não foi o maior público da rodada (25.002 em Inter x Flamengo), mas o Ceará continua na ponta entre os times que mais levam torcedores aos estádios no Brasileirão. A média é de 25.541 por jogo no Castelão

O drible da rodada - O atleticano Neto Berola deixou Rudnei, do Avaí, desorientado no meio de campo, no empate por 0 a 0 entre mineiros e catarinenses no último sábado. O volante avaiano foi com mais vontade que prudência para cima do atacante e se esqueceu de fechar as pernas. Resultado, levou um belo drible e viu o rival seguir viagem com a bola nos pés (assista ao vídeo ao lado).

 

 

 O tombo da rodada - A ideia até que era boa, mas na hora de botar em prática... O cruzeirense Diego Renan cobrou lateral pela esquerda e recebeu o passe de volta. Na hora de tentar driblar o marcador gremista, o jogador da Raposa não achou a bola e foi gradativamente caindo, até chegar ao chão (assista ao vídeo).

Selebaba da rodada - Victor (Grêmio), Jonathan (Cruzeiro), Renato Silva (São Paulo), Danny Morais (Botafogo) e Chiquinho (Atlético-GO); Somália (Botafogo), Wellington Monteiro (Goiás), Reina (Cruzeiro) e Deyvid Sacconi (Grêmio Prudente); Robert (Cruzeiro) e Daniel Carvalho (Atlético-MG). Técnico: Rogério Lourenço (Flamengo)

 

 

 

 

 

 

Fonte: ge