Fut Americano: Vasco Patriotas derrota Botafogo de virada: 22x16
Num jogo eletrizante, o Vasco Patriotas derrotou o Botafogo F.A. de virada, por 22 a 16, e manteve a invencibilidade no Torneio Touchdown IV. Como seis vitórias em seis jogos, o time cruzmaltino assegurou o primeiro lugar na Conferência Bill Walsh. Mas para atingir o objetivo, o Vasco teve que mostrar muito poder de superação num jogo que parecia perdido.
O time até começou bem e abriu o marcador numa corrida do QB Harrison (#10) (extra-point convertido pelo kicker Ryan). E a defesa, desde o início, mostrou que não daria sossego ao ataque botafoguense. Já no primeiro quarto, o QB Pedro (#7) tinha sido interceptado pelo linebacker Cris (#47) e pelo corner back Antonio (#25). O ataque ainda teve a oportunidade de ampliar, mas errou um field goal. O Vasco foi para o intervalo com a vantagem de 7 a 0.
Na volta para o segundo tempo, tudo começou a dar errado para o Patriotas. No único cochilo da defesa vascaína, o ataque alvinegro conseguiu um bom avanço com um passe para o tight end JP (#47). Em boa posição de campo, o Botafogo acertou o field goal, diminuindo o placar para 7 a 3. Na sequência, o corner back alvinegro Mamede (#31) interceptou um passe do QB Harrison e correu para touchdown, virando o jogo para 9 a 7 (extra point não convertido). No início do último quarto, o ataque vascaíno voltou a errar feio. Num snap ruim, a bola sobrou para o safety Thiaguinho (#34) roubar e retornar o campo inteiro.
A torcida do Botafogo já cantava vitória, principalmente depois que, na campanha seguinte, a arbitragem anulou uma quarta descida conquistada pelo time vascaíno. Foi então que a defesa do Vasco resolveu incendiar a partida. Comandada pelo capitão Roldan (#77), que teve ótima atuação, a defesa arrastou o ataque botafoguense para trás e deu novo fôlego para o ataque. Depois de duas ótimas corridas do full-back Favorito (#50), o quarter-back Roni (#8) passou para o running-back Double F (#28), que ainda fintou o marcador, antes de entrar na end zone. Com 16 a 14 no placar, o Vasco estava vivo no jogo.
Mais uma vez, a defesa fez a parte dela e esmagou o ataque botafoguense contra a própria end zone. Depois do punt, o Vasco teria sua última chance para virar o jogo. Na primeira descida, passe incompleto. Na segunda, o QB Roni sentiu uma lesão e caiu sozinho. Mas heroicamente, não quis ser substituído. Mesmo sentindo dores, permaneceu em campo para conectar um passe de 40 jardas com o wide receiver Lipe (#9) e botar o Vasco na frente. Com o two-point conversion do quarter-back Harrison, o Gigante da Colina deu números finais a uma partida que entrou para a história do futebol americano no país: 22 a 16.
Mesmo com a derrota, o Botafogo vai para os playoffs de cabeça erguida. Afinal, fez jogo duro e quase derrotou um dos times mais fortes do torneio. Já o Vasco manteve a invencibilidade e agora se prepara para um duelo ainda mais difícil. Na última partida da primeira fase, o time cruzmaltino encara o invicto Vila Velha Tritões, no Espírito Santo, no dia 03/11. O confronto vai decidir quem será o segundo colocado na classificação geral, já que o primeiro posto deve ficar com o Corinthians.