Futebol

Fluminense x Vasco marca o reencontro de Renato Gaúcho com o time tricolor

O clássico entre Fluminense e Vasco, neste domingo, às 19h10m, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá um ingrediente especial. Será a primeira vez que o técnico Renato Gaúcho enfrentará o Tricolor depois que ele deixou as Laranjeiras, no fim do primeiro turno da competição.

E foi o atual treinador vascaíno quem armou a base do atual elenco do hoje arqui-rival, uma vez que ambos ainda lutam contra o fantasma do rebaixamento, e comandou o time por pouco mais de um ano. Segundo ele, isso poderá ajudar no clássico.

- Eu sei tudo do Fluminense. Conheço bem aquele grupo e vou procurar passar isso para os meus jogadores. Com a situação que o Vasco vive no campeonato, uma vitória no clássico vale muita coisa. É uma final de Copa do Mundo. O Fluminense está bem melhor do que nós na tabela, e a gente sabe a importância de conseguir um resultado positivo. Não podemos dar chance ao adversário – afirma.


René não crê em vantagem para o adversário

Já o técnico tricolor, René Simões, tem uma visão diferente deste primeiro encontro de seus jogadores com o ex-comandante.

- Não vejo uma vantagem tão grande assim. Renato conhece bem os jogadores, mas eles também sabem a forma como ele trabalha. Tudo se iguala. Estou muito tranqüilo quanto a isso. Acredito que será um clássico equilibrado e com emoção até o fim – diz René.

As duas equipes estão em situação delicada na tabela de classificação, e o clássico acontece numa data curiosa: 2 de novembro, quando se comemora o Dia de Finados. Antes do começo da rodada, o Fluminense ocupava a 15ª posição na tabela de classificação, com 34 pontos ganhos e uma partida a menos. Já o Vasco, em 19º, com 31 pontos, precisa desesperadamente da vitória para fugir da parte inferior da tabela.

Mas os desfalques preocupam o técnico vascaíno. Renato Gaúcho está cheio de problemas para montar o time para o clássico. O treinador não vai contar com os seus dois principais atacantes. Edmundo, que sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda, e Leandro Amaral, recuperando-se de uma entorse no tornozelo esquerdo, já foram vetados pelo departamento médico. Além deles, Valmir e Fernando, ambos com problemas musculares, também devem ficar fora.

Ciente de que o time precisa de uma vitória ou de pelo menos um empate, Renato diz já ter o time na cabeça, mas dá indícios de que não ficou satisfeito com os erros do zagueiro Jorge Luiz. A tendência é que o atleta seja mantido, mas apenas por causa da lesão de Fernando. Na vaga de Valmir, Baiano deve ser deslocado para a lateral esquerda, com Wagner Diniz voltando ao time titular.

No Fluminense a situação é melhor. René Simões comemora o fato de poder repetir a escalação pela terceira partida consecutiva. Mesmo com a recuperação do volante Romeu, o treinador preferiu optar pela manutenção de Wellington Monteiro entre os titulares.

- É ótimo poder repetir a formação. Com isso vamos firmando conceitos na equipe, e os jogadores acreditando no trabalho deles. Agora quem está dentro tem que trabalhar para não deixar quem está fora ganhar a vaga, e vice-versa – diz René.

Assim como no clássico contra o Flamengo, Alan Kardec vai ter a missão de marcar os gols em um jogo que mexe com a rivalidade regional. Na primeira oportunidade, ele passou em branco, mas agora precisa balançar a rede adversária para ajudar o Vasco a conseguir a primeira vitória diante dos adversários cariocas nesta temporada. O último triunfo ocorreu no dia 14 de outubro de 2007, quando o time da Colina bateu o Botafogo por 2 a 1, no Maracanã.

- Está mais do que na hora de vencermos uma clássico, e nada melhor do que conseguir derrotar o Fluminense. Essa vitória é importante para o Vasco – diz Kardec, ciente de que o rival é concorrente direto na luta para não cair para a Série B.

Fonte: Globo Esporte.com