Torcida

Flamengo x América antecipado para o mesmo dia de Vasco x Botafogo

A Federação de Futebol do Rio (Ferj) confirmou em seu site oficial a primeira mudança na tabela do Campeonato Estadual, que começa no próximo dia 19. A partida entre Flamengo e América, pela quinta rodada do grupo A da Taça Guanabara, não será mais realizada no domingo de Carnaval, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, como estava previso.

Atendendo um pedido da Polícia Militar, a entidade antecipou o jogo para sábado, às 16h, no Engenhão. Como Fluminense e Boavista se enfrentariam no estádio neste horário, o encontro também foi antecipado, para sexta-feira, 1º de fevereiro, às 19h30, mas será disputado no Maracanã.

O jogo Flamengo x América foi antecipado, pois as autoridades consideram que ele atrapalharia toda a logística de segurança e trânsito em um dia chave do Carnaval carioca.

A Polícia Militar, no entanto, precisará de atenção redobrada no sábado, já que o jogo do Flamengo não será o único envolvendo uma grande torcida da cidade. Botafogo e Vasco se enfrentam às 18h10, pelo grupo B, no Maracanã. As duas torcidas são unidas historicamente para enfrentar os rubro-negros. Um conflito em 16 de novembro, antes de um clássico entre o Flamengo e o Cruzmaltino pelo Estadual de Basquete, parou o centro do Rio e acabou causando a morte do flamenguista Germano Soares da Silva, de 44 anos, cinco dias depois.

A polícia suspeita que a briga foi uma vingança de botafoguenses por conta do falecimento de Rafik Tavares Cântio, em novembro de 2005, a golpes de foice, na Via Dutra, que liga o Rio a São Paulo. Na ocasião, torcedores de Flamengo e Botafogo se dirigiam para Volta Redonda, onde os times se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. Germano estava na briga e chegou a ser preso com outros rubros-negros.

Maracanã e Engenhão são estádios servidos por estações ferroviárias, que ficam distantes apenas cerca de 20 minutos.

Fonte: UOL Esporte