Futebol

Flamengo e Vasco ainda não estão escalados para o clássico

Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, na segunda semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. As duas torcidas, as maiores do estado, só saberão as escalações das equipes momentos antes do jogo, já que ambos os treinadores possuem jogadores lesionados.
Rubro-negros e cruzmaltinos já se encontraram 343 vezes. O time da Gávea venceu 131, o de São Januário ganhou 122 e houve outros 90 empates. O Fla fez 470 gols e sofreu 460. Curiosamente, no ano passado eles também se enfrentaram nas semifinais da Taça GB e os flamenguistas levaram a melhor, ao vencerem por 3 a 1 nos pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal.

O Flamengo só começou a se concentrar no clássico nesta sexta-feira. Antes, a equipe viajou ao Peru, onde empatou sem gols com o Coronel Bolognesi, na estréia na Copa Libertadores. Além do desgaste normal da viagem, a equipe voltou com um problema: o volante Toró sentiu uma lesão na coxa direita e é dúvida.

"Vamos esperar o maior tempo possível pelo Toró. Continuamos trabalhando na recuperação dele, mas não tenho como dizer ainda se ele jogará", disse o médico José Luís Runco

Caso Toró não atue, Joel Santana tem duas opções. Ele tanto pode colocar Kleberson, deixando o time mais técnico, ou Cristian, aumentando o poder de marcação. Outra questão médica envolve o zagueiro Fábio Luciano. Gripado, o capitão da equipe não treinou neste sábado, mas deve jogar. Se não se recuperar, Thiago Salles está de sobreaviso. Joel também pode mudar o ataque. Diego Tardelli sairia da formação inicial para a entrada de Marcinho.

As dúvidas também estão no Vasco, que tem dois problemas médicos: o lateral Wagner Diniz e o meia Beto estão sentindo dores na coxa direita. O primeiro se lesionou na vitória por 5 a 1 sobre a Cabofriense e tem boas chances de atuar, enquanto o segundo sofreu a lesão no treinamento de sexta-feira e está praticamente fora. As opções são Marcus Vinícius e Andrade, respectivamente.

Em termos de preparação, a semana vascaína foi bem mais tranqüila. Os titulares foram poupados do jogo de estréia na Copa do Brasil. Os reservas viajaram e venceram o Itabaiana, por 1 a 0, em Aracaju-SE. Para o clássico contra o Flamengo, a maior atração é a reestréia do atacante Edmundo, ídolo da torcida vascaína.

O jogador, no entanto, não quer ser considerado o "salvador da pátria". "No futebol, o jogador faz parte de uma engrenagem. Não vai ser a minha entrada que vai fazer com que o Vasco suba de qualidade de uma hora para outra. Todos precisam ter a consciência da sua função em campo e desempenhá-la bem", afirmou o jogador, que entrará na vaga de Alex Teixeira, de 18 anos, uma das revelações vascaínas.

FLAMENGO:
Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano (Thiago Salles), Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Toró (Kleberson) (Cristian) e Ibson; Diego Tardelli (Marcinho) e Souza.
Técnico: Joel Santana

VASCO:
Tiago, Wagner Diniz (Marcus Vinícius), Jorge Luiz, Luizão e Calisto; Jonílson, Beto (Andrade), Leandro Bomfim e Morais; Edmundo e Alan Kardec.
Técnico: Alfredo Sampaio

Data: 17/02/2008 (Domingo)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Orlando Hortêncio.

Fonte: UOL Esporte