Futebol

Ferrolho vascaíno

Depois de empatar em 1 a 1 com a Portuguesa da Ilha do Governador, o Vasco enfrenta hoje, às 9h, o Olaria, em São Januário, com um novo desafio. O jogo-treino servirá para o técnico Celso Roth testar o esquema 3-6-1, já que o time levou seis gols e não fez nenhum nas duas derrotas seguidas, para Botafogo e São Paulo, no Campeonato Brasileiro.

Para corrigir o posicionamento da defesa e fechar a porteira, o treinador está armando um ferrolho com três zagueiros. Quem se beneficiou com mais essa tentativa de Roth de formar um time competitivo foi o zagueiro Júlio Santos. Depois de ter sido expulso antes dos dois minutos do primeiro tempo, na partida com o Náutico, o jogador perdeu sua posição de titular. Ao ser perguntado o que acha da nova formação, Júlio não pensou duas vezes. “Gostei desse esquema porque só assim vou jogar de novo”, brincou.
O zagueiro comentou a expulsão e se mostrou arrependido, principalmente por ter ficado tanto tempo fora do time principal.

“Futebol é assim. Quanto menos oportunidades você der aos seus concorrentes, melhor”, afirmou Júlio Santos fazendo uma clara referência aos seus companheiros de defesa, Dudar, Jorge Luiz e Fábio Braz.

Apesar de o time estar sendo preparado para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, no 3-6-1, Júlio Santos explicou que não se trata de um esquema retranqueiro.

“Jogar com três zagueiros não é um esquema defensivo, muito pelo contrário. Dessa forma, os laterais vão ser liberados para apoiar o ataque. Assim, estaremos atacando com até cinco jogadores ao mesmo tempo”, concluiu.

Se por um lado a defesa tem levado muitos gols, o ataque não tem feito. Visto como a solução para esse problema, o atacante Leandro Amaral já está praticamente recuperado e deve voltar no Mineirão.

“Já estou em condições de jogar a partida inteira. Não sinto mais quase dor nenhuma. Todos os setores estão precisando de reparos, não só o ataque. Claro que o ataque está precisando marcar gols, mas o meio-de-campo está precisando criar mais e a defesa defender melhor”, setenciou o atacante.

Fonte: Jornal dos Sports