Fernando Prass: "Essa conquista permanecerá na memória de cada um aqui para
Se os rivais cariocas ainda têm muito com o que se preocupar neste fim de ano, o Vasco já se prepara para 2010. Para a diretoria, a lista de prioridades está encabeçada pela permanência do técnico Dorival Júnior, que deverá ser tratada oficialmente terça-feira.
A renovação de contrato do elenco é outro assunto importante. O clube espera poder contar na próxima temporada com, no mínimo, 70% do atual elenco. Reforços também entrarão na pauta e alguns nomes já estão na mira da diretoria. Paralelamente, o presidente Roberto Dinamite procura terrenos que possam viabilizar a construção de um centro de treinamento para o clube, meta primordial para a qualificação do trabalho da comissão técnica e jogadores.
O presidente já tem dois em vista, mas as negociações não foram concluídas. Tudo isso para que a equipe, daqui a um ano, esteja brigando por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2011.
- O ano de 2010 já começou aqui no Vasco. A definição quanto ao Dorival tem muito peso e, quanto aos jogadores, todos estão convidados a permanecer conosco. Sabemos da concorrência e teremos de nos esforçar. Mantendo uma base, poderemos pensar melhor nos reforços. Saberemos quais peças serão prioridade - afirma Rodrigo Caetano, diretor executivo.
A explicação faz sentido. Com sérios problemas financeiros, o Vasco deverá medir as necessidades de reforços para o elenco. Em caso de perder o artilheiro Élton, o que parece provável, os esforços deverão se concentrar na contratação de um homem de área com qualidade para ser a referência do time no ataque. O São Caetano, dono dos direitos econômicos do jogador, pede ao Vasco R$ 3 milhões por 50% desses direitos. Assim, o Vasco teria como impedir a saída do artilheiro. O Stuttgart, da Alemanha, apresentou uma proposta oficial pelo atacante ao clube do ABC paulista, bem como o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
- Gostaria de permanecer, mas essa decisão deixarei para as pessoas que cuidam da minha carreira. Na profissão de jogador, temos de aproveitar o momento - explica Élton.
Em relação aos reforços, uma lista de nomes começará a ser trabalhada esta semana. Nela encontram-se o volante Somália e o atacante Lucio, ambos do América-RN, último adversário do Vasco. Rafael Carioca do Spartak Moscou; Keirrison, do Benfica; e Rafael Sóbis, do Al Jazira, serão tentativas \"internacionais\" da diretoria. No Brasil, Kléber Pereira, do Santos; Val Baiano, do Barueri; e Léo Gago, do Avaí, são pretendidos.
A missão de manter Dorival está mais próxima de um final feliz a julgar pelas declarações do treinador. Apesar de admitir que o Vasco precisa melhorar e declarar que espera uma proposta de trabalho com projeto bem definido, o comandante deixa claro que espera fazer parte do crescimento do clube.
- É preciso melhorar muito para o ano que vem. Mas creio que o Vasco está no caminho, vamos degrau a degrau. Gostaria de participar desse trabalho e começar 2010 em condições melhores do que as que tínhamos no início de 2009 - diz o treinador.
CT é pedra fundamental
Além das questões relativas ao elenco, a negociação de terrenos por parte do presidente Roberto Dinamite para o centro de treinamento já estão em andamento. Segundo Rodrigo Caetano, a meta do CT é algo imprescindível a um trabalho qualificado.
- Contar com uma ferramenta de trabalho como o CT é primordial. Se conseguimos isso, teremos a pedra fundamental para fazer um trabalho de primeira linha - explica o executivo, que conta em que pé está o projeto. - O terreno é o primeiro passo. Com isso, acertado, podemos pensar na construção e no restante. A viabilidade vem com o terreno. O presidente está tratando disso, há dois terrenos em negociação, mas nada está resolvido. Queira Deus estaremos fechando a questão em breve.
Alto astral de campeões
As lembranças do dia em que o Maracanã foi tomado pelo sentimento cruzmaltino de dever cumprido permanecerão na mente dos jogadores do Vasco por muito tempo. Fernando Prass comemorou muito o título da série B.
- Essa conquista permanecerá na memória de cada um aqui para sempre. Ninguém desse grupo merecia um final de ano diferente. Foi muito bom ser campeão logo para extravasar esse sentimento. Fizemos uma bela campanha - disse o goleiro.
O vice de marketing do clube, Fábio Fernandes, exaltou o ano vascaíno e o trabalho realizado pelos profissionais do clube.
- Talvez o Vasco seja hoje o clube que mais conseguiu melhorar sua imagem na Série B. As pessoas nas ruas sabem o que está acontecendo com o clube. Quem não entende de futebol sabe o que está acontecendo com o Vasco. Então somos um fenômeno. O torcedor pode mostrar seu amor - disse.
Mais lidas
- 3 O possível motivo do Vasco ter começado a falar em reestruturação financeira TOP
- 0 Vasco se aproxima de desfecho feliz com Vegetti, mas ainda há incógnita TOP
- 0 Final da Libertadores faz Brasileiro virar G7 e, dependendo, um G9; tabela TOP
- 1 Familiares por perto alegra Payet, que se reúne com a diretoria do Vasco TOP
- 0 Vasco vive dias de tensão fora dos gramados TOP
- 0 Próximos 4 jogos tem um 'peso enorme' e Paiva identifica pontos a ajustar TOP
- 2 Nicola: 'Textor insiste em Rayan' TOP
- 0 Boletim financeiro mostra quanto o Vasco teve de lucro contra o Bahia TOP
- 0 Vasco retorna aos treinos e ainda sente falta dos jogadores lesionados TOP
- 1 CFO do Vasco: 'A gente precisa ter consciência da gravidade da situação' TOP