Futebol

Fernando Prass diz que em clássico, estatística conta pouco

O Vasco se prepara para enfrentar o Cruzeiro, no sábado, às 18h30min, em São Januário. A última vez que o Vasco perdeu no Campeonato Brasileiro jogando no Caldeirão foi justamente contra o time mineiro. Entretanto, a estatística parece não incomodar o time do Vasco.

Em entrevista coletiva, captada pelo repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, Fernando Prass, goleiro do Vasco, lembra que o time do Cruzeiro é outro, assim como os times tanto de Vasco quanto de Cruzeiro:

- Posso falar por dois jogos aqui em São Januário. Empatamos um, de um a um, se não me engano e perdemos o outro. Na última vez que a gente venceu lá em Minas por três a zero, se não me engano. Participei de dois, só, e olha que estou aqui desde 2009. Isso de histórico é muito relativo. Se fosse Vasco contra um time da terceira, quarta divisão tem que se levar em conta o histórico. Agora, com dois times grandes, histórico pelo menos para mim não conta muito. O Cruzeiro tem alguns jogadores diferentes, o treinador é diferente. Nosso time não mudou pouca coisa, mas isso valeria até mesmo se fossem as mesmas equipes. Cada jogo tem sua história, ainda mais quando se trata de um duelo de dois clubes da dimensão que são Cruzeiro e Vasco.

Análise da defesa do Cruzeiro com Celso Roth
- Trabalhei com o Celso Roth no Grêmio e aqui no Vasco. A filosofia de trabalho dele é essa: Ele começa a acertar o time de trás. Tem certa lógica. Tem que dar uma consistência defensiva ao time e padrão de jogo para tu ir colocando tua metodologia de trabalho. E nada melhor que começar pela defesa. Ele é um treinador que cobra muito isso, até pela escola do Sul. É uma escola que prega muito a marcação, o jogo compacto. O time não joga por setores, joga bem junto. O Celso, desde que eu conheço ele, sempre foi dessa maneira. Creio que é isso que a gente vai encontrar aqui contra o Cruzeiro. Um time muito competitivo, fugindo até das características do Cruzeiro, que pé de times mais soltos, com mais toque de bola.

Vasco x Cruzeiro pode ser encarado como decisão?
- O jogo que é decisivo a gente só vai saber no fim. Todo jogo de pontos corridos vale os mesmos pontos. É o primeiro contra o segundo, mas é só a sexta rodada. Lá na trigésima quinta rodada, pode ser o décimo quarto contra o décimo oitavo, pode ser o primeiro contra o último. É muito cedo para se falar em decisivo. A gente não pode encarar nenhum jogo como sendo mais importante, porque nesse jogo que não é decisivo, você perde três pontos que lá na frente podem decidir o título.

Fonte: -