Futebol

Fantasma do vice persegue Flamengo e Vasco

Nunca a palavra \"vice\" teve um peso tão negativo no futebol como ocorre nos duelos decisivos entre Vasco e Flamengo. Enquanto em outros países o segundo lugar é comemorado como um grande feito, para os rivais cariocas é sinônimo de vexame e motivo certo para provocação.

O time cruzmaltino não tem lembranças muito boas das últimas finais contra os rubro-negros. De 1999 a 2001, o Flamengo foi tricampeão estadual sobre o rival, mesmo quando muitos apontavam seu elenco como inferior. Em 2004, novo encontro entre os clubes e o troféu foi parar mais uma vez na sede da Gávea.

Mas se o presente não é tão animador, o time da Colina pode se orgulhar de levar vantagem histórica nas estatísticas. De 39 finais disputadas entre os dois clubes, o Vasco tem 21 títulos contra 18 do Flamengo. No geral, o rubro-negro foi mais vezes vice-campeão.

A não ser pela final do Torneio Rio-São Paulo de 1958, vencido pelo Vasco, os rivais cariocas nunca se enfrentaram em decisões de uma competição que não fosse o Campeonato Carioca. Pela primeira vez na história, o duelo valerá um título nacional. Nos dias 19 e 26 de julho, não só o troféu da Copa do Brasil estará em jogo, mas também a possibilidade de exorcizar velhos fantasmas de vices anteriores.

Fonte: ge