Futebol

Ex-Vasco, Douglas entra na lista de jogadores mais promissores da Europa

No seu boletim semanal divulgado hoje, o CIES Football Observatory mostra os 50 jovens  - até 20 anos de idade – jogadores mais promissores que atuaram em 22 diferentes competições nacionais europeias, inclusive algumas de segunda divisão.

As observações cobrem os últimos dois anos e leva em conta um bom número de parâmetros, começando pelo total de minutos jogados, o nível de competitividade de cada competição e os resultados alcançados pelo clube de cada jogador.

A lista tem seus 50 membros divididos pelo número de estrelas: cinco, quatro e três.

Os jogadores 5 estrelas são os 10 primeiros e, na previsão do CIES deverão garantir lugar nos melhores times europeus, nos realmente top em cada grande liga. Mbappé, recentemente adquirido por imensa fortuna pelo PSG, é o terceiro na lista. À frente dele, curiosamente, dois goleiros: o 1º colocado, Gianluigi Donnarumma, do Milan, e Alban Lafont, do Toulouse, nascido em Burkina Faso e naturalizado francês.

Na sequência, 18 jogadores tem 4 estrelas, e o CIES Football Observatory considera que todos eles tem chances concretas de passarem grande parte de suas carreiras disputando competições de ponta na Europa.

Outros 22 jogadores foram contemplados 3 estrelas, entre eles o único brasileiro da lista, Douglas Luiz. Na avaliação dos analistas do CIES, esses jogadores apresentam condições para atuarem nas grandes competições no topo da pirâmide do futebol.

Douglas Luiz e Justin, um dos filhos de Kluivert

Revelado pelo Vasco, Douglas Luiz foi negociado com o Manchester City em julho do ano passado por 12 milhões de euros. A seu respeito, Txiki Begiristain, diretor responsável pelo futebol do City disse que era a contratação de “um jogador muito promissor, com grande potencial”. Se Gabriel Jesus chegou e já foi para o time principal, a avaliação do City para Douglas Luiz levou-o para o Girona, clube espanhol da Catalunha comprado pelos ingleses e recém-promovido para a 1ª divisão espanhola, disputando a LFP ou La Liga.

Em novembro último, a revista inglesa Four Four Two listou os 100 melhores “teenagers” do mundo em 2017 e considerou o ex-vascaíno como o “teenager” mais promissor.

A avaliação do CIES Football Observatory não foi tão generosa: ele é apenas o 36º.

Ao contrário da lista da FourFourTwo, elaborada a partir das indicações e avaliações de seu corpo de colaboradores, a avaliação do Football Observatory  foi feita a partir dos muitos parâmetros usados pelo instituto em suas avaliações. Podemos dizer que é uma avaliação mais precisa e, principalmente, mais exigente.

O 16º da lista é Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, grande ídolo por muitos anos do próprio Ajax, do Barcelona e da Seleção Holandesa.

A família é boleira na acepção da palavra: os outros 3 filhos de Kluivert estão no mundo da bola.

Quincy, 20 anos, é zagueiro do Vitesse, da Holanda.

Ruben atua no sub 17 do holandês Amsterdamsche.

Shane (marquem esse nome...), 9 anos, indo para 10, estava no infantil do PSG, onde Kluivert pai foi diretor de futebol até junho. Em julho, o garoto assinou contrato com a Nike. Pouco depois, em 3 de setembro, estreou pelo time infantil do Barcelona. Shane agora está em La Masia. Antes mesmo de se transferir para o Barça e antes de assinar com a Nike, o garoto  já tinha dezenas de milhares de seguidores em redes sociais. Promete...

Fonte: ge