Ex-vascaínos festejam título inédito do Madureira. Confira todos os Campeões
Pela primeira vez em sua história, o Madureira disputará uma final no Campeonato Estadual do Rio, por uma Federação unificada, já que foi vice em 1936, perdendo para o Vasco, pela Federação Metropolitana de Desportos (a outra liga, com o Flu campeão era a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos).
Na noite desta quarta-feira, o Tricolor suburbano derrotou o Americano por 1 a 0, conquistou o título da Taça Rio, segundo turno da competição, e, com isso, se classificou para a decisão, em que enfrentará o Botafogo, campeão da Taça Guanabara. As partidas da fase final estão marcadas para os próximos dois domingos, no Maracanã.
O gol da vitória do Madureira foi marcado pelo meio-de-campo Maicon, em um chute de fora da área, logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Depois, até o fim do jogo, o Tricolor administrou a vantagem e, embora tenha ficado com menos posse de bola, não foi muito ameaçado pelo time campista.
Este foi o segundo título do Madureira em um turno do Estadual. O único até então havia sido conquistado em 1936.
Liderado pelo veterano Djair, o Madureira simplesmente encurralou o Americano no seu campo de defesa durante todo o primeiro tempo. Porém, logo aos 39 segundos, o susto inicial foi dado pelo Americano.
Faioli recebeu bom passe na grande área, avançou e quase sem ângulo chutou, mas a zaga chegou na hora e colocou pela linha de fundo.
Aos cinco minutos, a resposta do Madureira. Maicon recebeu na diagonal da intermediária e arriscou o chute. A bola pegou um efeito impressionante e enconbriu o goleiro Erivélton. Ela ainda bateu na trave antes de morrer no fundo do gol.
O Americano sentiu o golpe e se assustou. Aos dez minutos, Maicon mandou uma bola na trave depois de bela trama de ataque pelo lado esquerdo.
A partir desse momento, o Madureira abusou da arte de perder gols fáceis. Primeiro foi André Lima, que, com o goleiro batido, conseguiu chutar em cima dele. Depois foi a vez de Marquinho, que isolou a bola com Erivélton caído.
Mas apesar de toda a pressão, o Tricolor suburbano não conseguiu ampliar o marcador e a partida terminou com a magra vantagem para o Madureira.
No segundo tempo, a história da partida foi outra. O Madureira perdeu Djair, que deixou o campo machucado, e passou a se defender. Porém, mesmo com todo o volume de jogo, o Americano não conseguiu transformar o seu domínio territorial em gol.
Já Madureira tentava o segundo gol na base do contra-ataque. Erivélton, do Americano, ainda salvou sua equipe em duas ocasiões. Na primeira, fez a defesa cara a cara com Marcos Vinícius e, na segunda, teve de se esticar todo para evitar que uma bola chutada por Maicon fosse no seu ângulo esquerdo.
No fim da partida, o Madureira ainda mandou outra bola na trave: Thiago Costa dominou com a canhota, chutou de direita e a bola explodiu na trave de Erivélton. Mas não teve jeito. O Madureira conseguiu segurar toda a pressão e sagrou-se campeão da Taça Rio. Agora, que venha o Fogão...
A final contou com ex-atletas do Vasco no dois times. Do lado campista e um dos destaques do jogo estava o goleiro Erivélton e do lado do tricolor suburbano, o também goleiro (ficou três anos em São Januário sem ter alguma chance), Renan e o \"zagueiro-zagueiro\", Odvan.
AMERICANO 0 X 1 MADUREIRA
Local: Maracanã
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco
Auxiliares: Elson Passos Senna Filho e Sergio Ribeiro Teixeira
Cartões amarelos: Caetano (A), Marquinhos (M), Renan (M)
Gols: Maicon, aos cinco minutos do primeiro tempo.
Público: 7.433
Renda: R$ 13.039
MADUREIRA: Renan, Marcos Vinícius, Odvan, Paulo César e Paulo Roberto; Roberto Lopes, Djair (André Paulino), Maicon (Thiago Costa) e Marquinhos; Fábio Júnior (Boiadeiro) e André Lima
Técnico: Alfredo Sampaio
AMERICANO: Erivélton, Kléber Goiano, Carlão (Bruno Rangel) e Róbson; Júlio César,
Vinícius (Caetano), Marcelo Uberaba, Flavinho e Ernani (Pirão); Butti e Faioli
Técnico: Válter Ferreira
CONFIRA TODOS OS CAMPEÕES! VASCO ESTÁ NA FRENTE!
TAÇA RIO
ANO CAMPEÃO
1982 América
1983 Flamengo
1984 Vasco da Gama
1985 Flamengo
1986 Flamengo
1987 Bangu
1988 Vasco da Gama
1989 Botafogo
1990 Fluminense
1991 Flamengo
1992 Vasco da Gama
1993 Vasco da Gama
1996 Flamengo
1997 Botafogo
1998 Vasco da Gama
1999 Vasco da Gama
2000 Flamengo
2001 Vasco da Gama
2002 Americano
2003 Vasco da Gama
2004 Vasco da Gama
2005 Fluminense
2006 Madureira
- 1994/95 não houve disputa
CAMPEÕES
Vasco da Gama - 09
Flamengo - 06
Botafogo e Fluminense - 02
América, Americano, Bangu e Madureira - 01
Mais lidas
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco
- 0 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira
- 0 FV: Vasco apostará nos ativos para recuperar a boa fase no Brasileiro
- 0 Árbitro de Vasco x Atlético-GO já apitou um jogo do Cruzmaltino esse ano