Ex-diretores da Base Vascaína comentam ida de Philippe Coutinho para a Inter
Leo Gonçalves e Mauricio Correa, respectivamente, Presidente e VP da Cruzada Vascaína e diretores das divisões de base do Vasco de 2004 a 2008 comentam sobra a ida do jogador Philippe Coutinho para a Inter.
- Infelizmente a Lei Pelé inviabiliza que os clubes consigam segurar seus destaques por muito tempo. Apesar disso, fico muito feliz de ver todo o trabalho realizado com ele foi muito bem feito pelos profissionais que dirigíamos e gerou ao clube até agora mais de 32 milhões de reais com as vendas do Philippe, Alex e Alan.
- Para que vocês tenham uma idéia, esses garotos eram acompanhados de perto desde o futsal pelo CIFAT e mais tarde no futebol amador pelo Centro de Cinesiologia e Pesquisa Cientifica coordenados respectivamente pelos Profs. Carlos Eduardo e Carlos Vinicius Herdy, ambos profissionais do mais alto gabarito.
- Lembro que com o Philippe aconteceu um caso curioso. Quando ele tinha perto de 13 anos, descobrimos que ele tinha um arritmia cardíaca que se não fosse tratada poderia ter inclusive encerrado a carreira dele precocemente. Fizemos todo o tratamento com o Dr. Osvaldo, médico do CIFAT e quem descobriu o problema e hoje o Philippe está totalmente curado e arrebentando nos gramados - comentou Leo para o Site da Cruzada Vascaína.
Ao seu lado, Mauricio completou:
- Hoje vemos uma cobrança muito grande em cima do garoto e é impressionante a capacidade que ele tem para suportar e lidar com isso e ao mesmo tempo ter personalidade para assumir responsabilidades como a cobrança do penalti contra o Inter-RS num momento delicado do jogo. Essa, na minha opinião, é a maior virtude de um garoto bem formado na base como ele foi. Ele aprende a amar o clube e saber o significado do que é o Vasco.
- Foi muito gratificante ter participado desse trabalho gerenciando excelentes profissionais. Se você reparar, muitos garotos se destacam nas categorias de base mas sem o suporte necessário se perdem no longo caminho que é chegar aos profissionais.
Na matéria ainda é disponibilizada uma ficha de avaliação funcional de Philippe Coutinho pelo Centro de Cineologia e Pesquisa Cinetífica sob a responsabilidade do Dr. Carlos Vinícius Herdy.