Ex-comandados esperam Cruzeiro ao estilo Celso Roth: forte na defesa
O Cruzeiro emplacou vitórias nas últimas três rodadas e, assim, alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Entretanto, chega para enfrentar o Vasco, neste sábado, chamando a atenção pelo fato de ter a defesa menos vazada da competição - com dois gols sofridos em cinco jogos, assim como o Atlético-MG. Em São Januário, esse aspecto é visto como característico de um time armado por Celso Roth. E a opinião deve ser relevada levando-se em consideração o fato de haver no grupo cruz-maltino alguns conhecidos do treinador que hoje está do lado dos mineiros, mas que em 2010 teve sua última, e breve, passagem pela Colina.
Um dos ex-comandados por Roth é Alecsandro. Eles trabalharam juntos no Internacional campeão da Libertadores e vice mundial de 2010. O atacante do Vasco diz conhecer bem o estilo do treinador e, por isso, prevê dificuldades para a equipe derrubar a defesa do Cruzeiro neste sábado.
- Respeito muito o Celso Roth. O Cruzeiro se defende muito, seu técnico tem essa filosofia de se defender e faz isso muito bem. Mas do nosso lado temos o Cristóvão, que conhece bem o Cruzeiro e vai saber tirar proveito dos possíveis defeitos do adversário - observou Alecsandro, referindo-se ao técnico do Vasco.
Fernando Prass, que trabalhou com Celso Roth no Vasco, há dois anos, também destacou a capacidade do treinador do Cruzeiro de consolidar o sistema defensivo. Segundo o goleiro, essa metodologia tem como origem a escola do futebol do Sul do Brasil, que em pouco tempo passou a ser vista no time mineiro.
- A caracteristica dele é acertar o time de trás, dando uma consistência defensiva para depois pensar em atacar. Ele cobra um jogo compacto. O Celso sempre trabalhou dessa forma. Por isso, vamos encontrar um time muito competitivo pela frente - frisou o camisa 1.
Eder Luis será um dos maiores responsáveis por levar a melhor sobre a retaguarda do Cruzeiro. Com a confiança de fazer parte da equipe que é a de segundo melhor ataque do Brasileirão, com dez gols, ao lado do Flamengo (atrás apenas do Botafogo, que tem 13), o camisa 7 lembrou que o adversário deste sábado não vai apenas se defender, já que uma vitória o coloca na liderança. As duas equipes estão separadas por dois pontos - o Vasco tem 13 e o Cruzeiro soma 11.
- O Celso Roth sabe montar equipes que chegam longe. Com certeza o Cruzeiro não vem ao Rio para perder pontos, mesmo sabendo que em casa o Vasco é forte - alertou Eder Luis, que trabalhou com o treinador no Atlético-MG, em 2009.