Estresse: Um mal que atinge atletas e treinadores
Quando se fala em jogadores \"esquentadinhos\", dificilmente ele fica de fora. O nome de Carlos Alberto, do Vasco, acabou associado a um time de atletas que tem o estilo explosivo como marca registrada, o que também acontece com Luis Fabiano, atacante do São Paulo. O comportamento também pode ser resultado de um inimigo chamado estresse. Os atletas também sofrem deste mal, tema do SporTV Repórter deste domingo. Aos 28 anos, Carlos Alberto revela com aprendeu a lidar com algumas situações (assista ao vídeo).
- Hoje estou bem mais equilibrado e procuro estar buscando isso. E com a idade, a ansiedade vai diminuindo - explicou o jogador.
Apesar de tentar manter o controle, nem sempre ele consegue conter a irritação. Foram vários episódios, ao longo da carreira, que acabaram contruindo a fama de estressadinho e, mesmo com o esforço, ele ainda chama atenção pela postura em campo. Recentemente, ele se estranhou com Bernardo, companheiro de time, e voltou a ser assunto pela atitude explosiva.
No esporte, ele está longe de ser o único a chamar atenção por isso. Além de atletas, treinadores também acabam tendo a imagem associado às características demonstradas na beira do campo ou das quadras. É o que acontece com Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, e Hélio Rubens, ex-treinador da seleção brasileira de basquete, atualmente no Uberlândia.
Em alguns casos, o estresse pode ser a explicação. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, maior especialista no assunto no Brasil e doutora em psicologia clínica, ele pode se manifestar por diferentes razões e em dose bastante alta.
Ela explica as causas e as consequências do estresse no SporTV Repórter, que ouviu outros especialistas e traz uma entrevista completa com o jogador Carlos Alberto. O programa mostra também o último treino do atleta Pedro Cunha, que decidiu abandonar o vôlei de praia aos 29 anos, após sucumbir ao estresse.
O SporTV Repórter com o tema \"Estresse, o inimigo invisível\" vai ao ar na noite deste domingo, logo após o programa \"Troca de Passes\".