Futebol

Estátua viva em São Januário

Romário é presença garantida hoje em São Januário. Mas ele não calçará chuteiras e nem vestirá a camisa de treino. O motivo é bem mais nobre. Às 11h, será inaugurada a estátua comemorativa dos 1.000 gols do Baixinho. A escultura em tamanho real do craque ficará atrás do gol do placar eletrônico, onde ele chegou à marca histórica, e, certamente, será ponto de referência no estádio.

Mas se engana quem pensa que apenas a estátua em bronze poderá ser contemplada na Colina. Para o técnico Celso Roth, a figura do jogador Romário é até mais importante para o time.

“O Romário é e continuará sendo referência aqui no Vasco. Senão para todos, para grande parte dos jogadores. Ele tem uma história de dedicação e persistência, o que é fundamental”, disse.

O Baixinho ja fez declarações públicas de que sua carreira está no fim, mas, mesmo contundido, pretende jogar até dezembro. Ele sente dores no pé direito e por enquanto, ainda não tem previsão de retorno aos treinamentos. Para Celso Roth, Romário tem que ser tratado sempre como uma jogador que faz parte do grupo.

“Por enquanto, Romário está no departamento médico. A partir do momento em que se recuperar, voltará a treinar para readquirir ritmo, e poderá ser opção. Tudo será resolvido em conversas com ele, o que é sempre um prazer”, disse, lembrando que a decisão será a melhor para o Baixinho.

Romário sabe que o Vasco vem bem no Campeonato Brasileiro e não quer atrapalhar o desempenho do quarto colocado. Enquanto o Baixinho promete fazer alguns jogos até o fim do ano, o treinador vascaíno garante que a decisão de aposentar de vez a camisa 11 terá que ser tomada por ele, e apenas ele.

“A relação entre Romário e Vasco dentro de campo vai continuar a existir enquanto o próprio Romário não decidir pôr fim a ela”, concluiu Celso Roth.

A inauguração da estátua de Romário faz parte das comemorações pelos 109 anos de fundação que o Vasco completará na póxima terça-feira, dia 21 de agosto.

Fonte: Jornal dos Sports