Futebol

Espinosa: campeão paraguaio e mundial

Após a primeira vez de Romário como treinador, o Vasco optou pela experiência nessa reta final de Brasileirão. Nascido em Porto Alegre, o gaúcho Valdir Espinosa, de 60 anos, tem mais de 20 clubes treinados em seu currículo e títulos importantes como a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes de 1983, com o Grêmio. Além disso, Espinosa é um andarilho do futebol, já tendo trabalhado em países como Paraguai, Arábia Saudita e Japão.

O Vasco é o único dos grandes clubes cariocas que Espinosa ainda não havia treinado. Apesar disso, o novo comandante vascaíno chegou a ser auxiliar de Renato Gaúcho em São Januário, no início do ano. No Rio, o técnico viveu alegrias e decepções. Foi campeão estadual com o Botafogo, em 1989, mas não conseguiu ajudar o Fluminense a evitar o rebaixamento, em 1997, além de uma passagem apagada pelo Flamengo, em 2006.

Fora do futebol carioca, Espinosa treinou grandes equipes como Grêmio, Corinthians e Palmeiras, tendo maior êxito com o time gaúcho. No futebol paraguaio, o treinador é figura prestigiada. Em três passagens pelo Cerro Porteño, Espinosa conseguiu dois títulos nacionais, em 1987 e 1992.

Fonte: ge