Clube

Em sete anos, instituto Roberto Dinamite passa de 23 para 180 crianças assis

O Instituto Roberto Dinamite comemora sete anos de fundação em março com marcas expressivas. A maior delas, segundo o coordenador do núcleo municipal e ex-atleta do Vasco, Zé Luiz, é ter conseguido a confiança da comunidade. No início dos trabalhos, em 2003, eram apenas 23 meninos incluídos nos projetos do instituto, que tem como carro-chefe o futebol. Hoje, são 180 crianças.
Fundado como uma organização mão governamental, o instituto é presidido no plano nacional por Tathiana Crispim de Oliveira, tendo como principais missões a redução da evasão escolar e o risco social, além de proporcionar qualificação profissional. Para isso, o instituto desenvolve um leque variado de ações que visam, sobretudo, a formação de cidadãos mais conscientes.

Em Volta Redonda, tudo isso é puxado pelos trabalhos dos supervisores Paulo Roberto e Anderson, e dos instrutores Guto e Dário. São eles que comandam os treinos técnicos e táticos de futebol nas comunidades de Santa Cruz e Santa Rita de Zarur, com a função maior de atrair a garotada para o esporte.
- A partir da entrada destes garotos no instituto, nós iniciamos uma série de atividades. Não visamos só o esporte, apesar do futebol ser nosso motor. Mas oferecemos palestras e outras ações que ajudam na formação dos meninos e meninas que estão conosco - afirmou Zé Luiz.
O coordenador explicou ainda que todo o trabalho depende da dedicação do grupo técnico. \"O Paulo Roberto, o Andernos, o Guto e o Dário são exemplos de pessoas que se dedicam às crianças e jovens carentes de nossa cidade\", disse Zé Luiz.

Responsabilidade social

Além da participação em treinos e jogos, as crianças e jovens que estão no instituto têm contato com projetos que buscam elevar a condição social e despertar o sentimento de ajuda ao próximo. O \"Craque com Saúde\",por exemplo, visa a realização de exames médicos e controle odontológico, oferecendo ainda orientação sobre higiene e alimentação. A garotada começa a valorizar o próximo no projeto \"Galera Sangue Bom\" e no \"Linha de Passe\".
- Com estas duas iniciativas nós incentivamos a doação de sangue, com a distribuição de panfletos e trabalhos de conscientização. No Linha de Passe nós arrecadamos alimentos e leite longa vida durante as competições esportivas para depois doarmos para instituições que cuidam de pessoas com Aids e câncer - disse Zé Luiz.

Fonte: Diário do Vale