Futebol

Em São Januário, Vasco faz outra decisão contra o Coritiba

Vasco e Coritiba voltam a ser enfrentar, depois de exatos três meses da decisão da Copa do Brasil, conquistada pelos cariocas mesmo com a derrota por 3 a 2 no Couto Pereira. De lá pra cá, os times seguiram trajetórias diferentes: enquanto os vascaínos continuaram em uma linha ascendente na temporada e, com 38 pontos, brigam pela liderança nesta 22ª rodada, os alviverdes tiveram uma queda, a ponto de entrar na zona do rebaixamento. Só agora o Coxa começa a dar a volta por cima, somando 29 pontos.

Durante a semana, o assunto mais abordado em ambos os times foi a possível revanche nesta quinta-feira por conta dos paranaenses. Se pelo lado do Coritiba a palavra é deixada de lado, em São Januário alguns atletas chegaram a afirmar que o adversário atuará com uma vontade a mais.

A partida será arbitrada pelo catarinense Jefferson Schmidt, auxiliado por Márcia Lopes Caetano, de Rondônia e Claudemir Maffessoni, também de Santa Catarina. O Premiere transmite a partida e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Vasco: o time busca recuperação no Campeonato Brasileiro depois da goleada sofrida para o lanterna América-MG por 4 a 1. O objetivo é chegar à liderança ou o mais próximo dela possível. Para ficar com o primeiro lugar, a missão é complicada: precisa ganhar por 5 a 1 ou cinco gols de diferença e ainda contar com uma derrota do Corinthians diante do Flamengo.

Coritiba: depois de vencer o Corinthians, a equipe entende que bons resultados contra o Vasco e depois o Botafogo serão motivadores para deixar para trás o período em que o time patinou na fase intermediária da tabela do Brasileiro, quando o discurso após as partidas foi sempre lamentar ter jogado bem, mas não conseguir ganhar.
 
ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão não confirmou a escalação vascaína, já que espera por uma definição do adversário, que tem desfalques. Sem poder contar com Alecsandro, lesionado, Elton tem mais uma oportunidade no ataque ao lado de Eder Luis. O provável time será: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Marcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Coritiba: a principal dúvida que o técnico Marcelo Oliveira deixou no ar é se mantém o volante Léo Gago ou o substitui pelo jovem Willian. O técnico também não conta com Jéci, que foi afastado pelo departamento médico, com Demerson entrando em seu lugar. A confirmação só será revelada momentos antes da partida. O provável time titular será: Vanderlei; Jonas, Demerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian (Léo Gago), Leandro Donizete, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
 
DESFALQUES

Vasco: Alecsandro, com um estiramento na coxa esquerda; Julinho, recuperando a melhor forma física; e Felipe, que fez uma cirurgia no joelho direito.

Coritiba: os atacantes Leonardo e Anderson Aquino estão com dores no ombro e foram vetados pelo departamento médico coxa-branca. O zagueiro Emerson está suspenso, após tomar o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Timão. Jéci, também com dores, não joga.
 
PENDURADOS

Vasco: Eduardo Costa, Elton, Felipe, Renato Silva e Rômulo.

Coritiba: Anderson Aquino, Edson Bastos, Eltinho, Everton Costa, Leonardo, Lucas Mendes e Willian.
 
FIQUE DE OLHO

Vasco: Dedé volta ao time após servir a Seleção Brasileira no amistoso contra Gana, na última segunda-feira, e formará dupla de zaga com Renato Silva. Eder Luis mudou o posicionamento tático e não anda balançando as redes adversárias como no ano passado. Mesmo assim, quando faz gol, geralmente o Vasco vence.

Coritiba: Vanderlei assumiu o gol coxa-branca e mostrou que está no ritmo, realizando boas defesas contra o Corinthians e sendo considerado o goleiro da rodada no Troféu Armando Nogueira.
 
O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: \"No momento, o Coritiba será diferente do que o da final da Copa do Brasil. Eles vêm de uma grande vitória sobre o Corinthians, mas com uma equipe modificada. Não acredito em revanche, mas é preciso ter atenção e cuidado redobrado, pois se trata de um time com bons jogadores\".

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: \"Não podemos levar em consideração a última derrota do Vasco. Foi um jogo equilibrado, mas que o América-MG soube aproveitar muito bem as oportunidades que teve. O Vasco estava sem a dupla de zagueiros, o que influenciou também. Não podemos usar esse jogo de referência\".
 
NÚMEROS E ESTATÍSTICAS

* Vasco e Coritiba já se enfrentaram 15 vezes no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. Na capital fluminense, o time da Colina leva vantagem, com nove vitórias e dois empates, contra quatro triunfos da equipe paranaense.

* A média de gols das partidas entre Vasco e Coritiba no Campeonato Brasileiro é de 2,3 gols por jogo. Em 32 jogos foram marcados 74 gols, sendo 41 a favor do Vasco e 33 para o Coritiba.

* Apenas três dos 32 jogos entre Vasco e Coritiba no Brasileirão terminaram empatados em 0 a 0. As três partidas foram realizadas em Curitiba, nos anos de 1974, 84 e 85.
 
ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Coritiba se enfrentaram pela última vez na final da Copa do Brasil. No segundo jogo da decisão, no dia 8 de junho, no Couto Pereira, o Coxa venceu por 3 a 2, mas, por ter feito 1 a 0 em São Januário, o time cruz-maltino ficou com o título nacional e a vaga na Libertadores de 2012. Mais de 31 torcedores assistiram à conquista inédita da equipe carioca. Alecsandro abriu o placar aos 11 minutos. Bill empatou aos 28, e Davi virou aos 44 do primeiro tempo. Na etapa final, Eder Luis deixou tudo igual novamente, aos 12, e Willian ampliou para o time da casa, que viu a festa vascaína em seus domínios.

Fonte: ge