Futebol

Em 1989, Vasco foi ao Morumbi e conquistou o Brasileirão

Quatros jogos de muita tradição são as grandes atrações da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dois deles, inclusive, já decidiram edições anteriores do Nacional.

Caso de São Paulo x Vasco. Em 89, o time carioca, liderado por Bebeto, foi ao Morumbi e garantiu o seu segundo título brasileiro ao derrotar o Tricolor Paulista por 1 a 0. Gol de Sorato, que dispensou a realização do jogo de volta, no Rio.



Em 2008, as duas equipes voltaram a se enfrentar no Morumbi. E as realidades dos dois clubes naquele momento ficaram claras. O São Paulo, que seria campeão nacional naquele ano, goleou o Vasco, que amargaria o rebaixamento no fim do ano: 4 a 0. Dois gols do estreante André Lima e outros dois de Rogério Ceni (um de falta e um de pênalti).

Flamengo e Grêmio decidiram o Brasileiro em 82. E um duelo entre os dois clubes também apontou o campeão de 2009. Em 6 de dezembro, Roberson calou o Maracanã, mas os zagueiros David e Ronaldo Angelim garantiram o título para o Fla.

Em 99, as duas equipes também fizeram um jogo emocionante no Maraca. Mas em 29 de agosto daquele ano, o Tricolor levou a melhor, vencendo por 4 a 3. Com Ronaldinho Gaúcho em campo. E com três gols do atacante Zé Alcino.

Palmeiras e Atlético-MG é outro confronto interessante da rodada deste fim de semana. Em 2002, o Galo fez a festa no Palestra Itália, goleando o Alviverde por 4 a 0 (gols de Mancini – dois-, Leonardo Oliveira e Souza). Sete anos depois, o Palmeiras levou a melhor, vencendo por 3 a 1. Em um jogo que ficou marcado pelo golaço de Diego Souza, com um chute do círculo central.

Se o Galo vai a São Paulo, o Cruzeiro recebe o Botafogo em Sete Lagoas. Um duelo que já registrou confrontos no Brasileirão com muitos gols. Em 95, o time celeste derrotou o Alvinegro por 5 a 3. Graças à dupla Marcelo Ramos (três gols) e Paulinho MacLaren (dois).

Em 97, os times se reencontram no Mineirão e o resultado foi diferente: Botafogo 3 a 2. Gols de Jefferson, Marcelo Alves e França para o time carioca.

Fonte: Blog Memória E.C. - ge