Futebol

Élton perdeu cinco quilos para entrar em forma

O ataque do Vasco está entre os melhores do Estadual até agora. Mas Dorival Júnior busca a afirmação de um jogador de área num time que tem como artilheiro no torneio o volante Nílton, com três gols. Hoje, às 19h30m, contra a Cabofriense, em São Januário, a esperança de solucionar o problema estará em campo. Élton, ex-Santo André, começa jogando pela primeira vez. Se vencer, o Vasco estará praticamente classificado para as semifinais. Para conquistar a vaga antecipadamente, depende de um tropeço de Americano ou Duque de Caxias.

Substituto de Alex Teixeira, suspenso, Élton se acostumou a enfrentar extremos na carreira.

Criado em Itaberaba, a 276km de Salvador, viveu o seu primeiro desafio aos 15 anos.

Descoberto num torneio intermunicipal, o mesmo que revelou Obina, foi levado por um empresário para o Iraty, do Paraná. Lá, o baiano sofreu com frio e saudade de casa.

— Pensei em desistir, batia um arrependimento. Mas minha família me pedia para ter calma.

Em 2006, ainda fiquei um ano na Polônia. Lá tinha três brasileiros e eu já estava mais acostumado a ficar longe de casa. Mas o frio era ainda pior — conta Élton.

Em 2008, Élton fez dez gols pelo Santo André na Série B. Aos 23 anos, tem no Vasco a grande chance de projeção, mas diz já ter conquistado o que sonhava.

— Já dei uma casa para meus pais. Jogo por prazer e alegria — diz o atacante que, no entanto, admite pensar em voltar à Europa e avisa. — Não sou atacante de ficar parado na área.

O técnico Dorival Júnior aposta em Élton, que chegou ao clube tendo que perder cinco quilos: — Ele será uma grata surpresa, mas não vai mostrar tudo num jogo só.

A outra novidade do Vasco contra uma Cabofriense que promete usar três atacantes hoje será o zagueiro Vílson, que substitui Titi, outro suspenso.

Treino duro mesmo na véspera de um jogo
Ontem, Dorival Júnior exibiu a marca de seu trabalho neste início de ano. Após reunir o time por 30 minutos no ginásio, ficou mais de duas horas no campo, comandando um treino tático e um minucioso exercício de bolas paradas. Um trabalho incomum para uma véspera de jogo.

— Mesmo que comprometa o rendimento no jogo, não abro mão. Estamos montando o time e tentando reduzir a diferença para os rivais — disse Dorival, que não vai poupar titulares caso consiga a vaga antecipada.

Vasco: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Vílson e Ramon; Amaral, Nílton, Jéferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Élton.

Cabofriense: Flávio, Valdir, Demerson, João Paulo e Gérson; Márcio, Zotti e Ernane; Fabinho, Roberto e Anselmo Ramon. Juiz: Luiz Antônio Silva dos Santos.

Fonte: O Globo