Futebol

Élton é o artilheiro carioca este ano

Principalmente nos pés de seu camisa 9, o Vasco deposita a fé em uma vitória neste sábado, às 16h10, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, contra o Juventude, em Caxias do Sul. No futebol carioca, nenhum outro jogador fez mais gols do que Elton neste ano. Suspenso na última partida, o atacante volta para dar sequência à boa fase em 2009.

Na pré-temporada vascaína, o atacante foi um dos últimos a chegar, mas nem por isso ficou para trás. Logo nos jogos iniciais do Carioca, assumiu o posto de titular e não saiu mais da equipe. A consolidação veio no clássico contra o Flamengo, quando marcou um dos gols da vitória de 2 a 0. Ali, Elton já demonstrava o faro de artilheiro.

Nem mesmo as chegadas de Fred ao Fluminense e Adriano ao Flamengo ameaçaram sua hegemonia como artilheiro carioca até agora. Ao todo, foram 16 gols na temporada com a camisa do Vasco.

- Nem sabia disso (ser o artilheiro entre os cariocas). É bom para o atacante sempre fazer gols, ajudar a equipe, claro. Fico feliz. Dá muita motivação para trabalhar -comemorou um feliz Elton, com um sorriso no rosto.

Na Série B, ele já encarou o seu calvário. Passou alguns jogos sem marcar, foi expulso contra o São Caetano e vaiado pela torcida. Mas, de repente, os gols voltaram, justamente na partida contra a Ponte Preta, que determinou o fim do jejum de vitórias na Colina. A paz foi refeita não só com as redes como também com a torcida, a quem reverenciou depois de seu gol.

De fala mansa e olhar tímido, Elton é duro nas palavras ao comentar a partida deste sábado, no alçapão chamado Alfredo Jaconi. Sem fazer o estilo de quem promete gols, o artilheiro do futebol carioca até agora prega a luta. A artilharia? Por enquanto, fica em segundo plano:

- Importante, mesmo, é sairmos com uma vitória.

Veja os principais goleadores cariocas em 2009:

Elton (Vasco) - 16 gols
Victor Simões (Botafogo) 15 gols
Josiel (Flamengo, hoje no Al Wahda, dos Emirados Árabes) - 13 gols
Maicosuel (Botafogo, hoje no Hoffenhein, da Alemanha) - 13 gols
Emerson (Flamengo) - 10 gols
Reinaldo (Botafogo) - 10 gols
Rodrigo Pimpão (Vasco) - 10 gols
Fred (Fluminense) - 9 gols
Juninho (Botafogo) - 9 gols

Fonte: Lancenet!