Elevar o moral para domingo
O último duelo entre Vasco e Sport pode não trazer boas lembranças aos cruzmaltinos. Afinal, o jogo válido pelas semifinais da Copa do Brasil acabou com o sonho da conquista de um título inédito. No entanto, quando o assunto é Campeonato Brasileiro, o Leão já está mais do que domado. A última derrota vascaína para o clube pernambucano na competição foi em 1996. Além disso, uma das maiores alegrias do Vasco nos últimos tempos foi o milésimo gol de Romário, justamente contra o Sport, no ano passado.
E os pernambucanos ainda renderam outro grande momento aos vascaínos. Em 1987, o clube sagrou-se campeão da Copa União em função da desistência do Flamengo de encará-lo, fato que rende gozações ao rival até hoje.
Vale ressaltar também que o retrospecto do Vasco contra nordestinos no Rio de Janeiro é de fazer inveja. A última derrota foi para o Bahia, em 2001.Na ocasião, os visitantes venceram por 1 a 0 um time que contava com Romário e Bebeto no ataque, além de Hélton no gol. De lá para cá, foram nove jogos contra clubes do Nordeste e incríveis oito vitórias e um empate.
O duelo de amanhã promete ser o mais disputado desta série, já que o Sport vem muito embalado pela conquista da Copa do Brasil. No entanto, se o futuro repetir o passado, a torcida já pode ir se preparando para o clássico de domingo, contra o Flamengo.
Edmundo fora?
Ao longo do primeiro semestre de 2008, o Animal foi poupado e não disputou dois jogos numa mesma semana. Amanhã, a tendência é que Edmundo seja preservado novamente e o ataque seja formado por Leandro Amaral e Jean, reeditanto a dupla que fez suceso em 2006. Ontem, Edmundo participou do coletivo.
Como Jean deixará o meio-campo, aonde atuou contra o Figueirense, o time ainda sofrerá mais modificações que só devem ser definidas por Antônio Lopes hoje, no treinamento apronto.. Até lá, a escalação cruzmaltina continua, como gosta o treinador, uma incógnita.