Futebol

É tempo de mercado agitado no futebol brasileiro

Fim de temporada, jogadores de férias e os bastidores dos clubes ficam agitados. Muitas especulações e empresários andando de um lado para outro. No eixo Rio-São Paulo, onde se concentram oito das maiores equipes do país, as diretorias correm contra o tempo para montar o time para 2007. Ninguém quer fazer feio e encarar a fúria da torcida.

Na terra da garoa, o campeão São Paulo faz de tudo para se manter no topo. Trouxe nomes como Jadílson, Hugo e Borges. A intenção da diretoria é trazer os atacantes Dagoberto e Nilmar e o zagueiro Adaílton, tudo para ir bem, principalmente na Libertadores. O Tricolor perdeu Danilo e Fabão para 2007. No Corinthians, sem o dinheiro da MSI, o clube aposta em coadjuvantes. No próximo ano, o Timão vai de Christian no ataque e Gustavo na defesa. Os sonhos maiores são Elano e Grafite. Do elenco de 2006, sete jogadores foram liberados.

O ritmo das negociações no Palmeiras anda a passos lentos. O técnico Caio Júnior entrou no lugar de Jair Picerni e trouxe dois atletas do Paraná: Edmílson e Pierre. O desejo no Palestra é contar com o volante Andrade, que não fica mais no Vasco. O Alviverde conta com Edmundo, Marcinho e Paulo Baier para dar alegrias no próximo ano. No Santos, nada de caras novas. O Peixe dava como certo o zagueiro Renato Silva mas ficou na mão. E o pior, corre o risco de perder Cléber Santana, Reinaldo e Luiz Alberto. Vanderlei Luxemburgo quer um zagueiro, um lateral-direito, um meia e um atacante para a disputa da Libertadores.

No Rio de Janeiro, o Flamengo foi o time que mais contratou. De olho na disputa da Libertadores, sonhou com Tevez, Mascherano e Carlos Alberto, mas, até agora, dos dez contratados, os mais conhecidos são Juninho Paulista, Claiton e Thiago. A diretoria ainda espera contar com o atacante Nilmar. O clube conseguiu garantir Bruno com a camisa 1 em 2007. No Fluminense não foi muito diferente. Nomes como o de Carlos Alberto, Cícero e Fabiano Eller foram levantados mas os confirmados foram somente Alex Dias, Renato Silva e Junior Cesar. Pedrinho saiu e Petkovic deve seguir o seu caminho. As boas notícias foram as renovações de Marcão e André Moritz.

Em São Januário, o ritmo das contratações do Vasco anda lento. Até agora somente dois jogadores vestiram a camisa cruzmaltina: o atacante Alessandro, ex-Flamengo, e o meia Elias, ex-Bahia. Mas as especulações vão muito além. Darío Conca, Felipe e Gallardo já tiveram seus nomes cogitados na Colina. A maior perda do time para 2007 foi o volante Andrade, que não renovou. O Botafogo, dentro de sua política de pés no chão, aposta no volante Túlio e do atacante Luís Mário, os principais entre os sete contratados. O sonho maior é Dodô, e Leandrão surge como possibilidade. O técnico Cuca perdeu para 2007 Ruy, Claiton e Scheidt.

Fonte: ge