É hoje! Vasco encara o Santos em jogo atrasado do Brasileiro
Demorou, mas vai acontecer. Vasco e Santos se enfrentam hoje, às 20h, no Pacaembu, em uma partida que foi adiada por duas vezes. Olhar para a data original da partida, válida pela terceira rodada do Brasileiro, mostra como é curiosa a dinâmica do futebol brasileiro.
Naquela época, com uma vitória em casa (Atlético-MG) e um empate fora (Chapecoense), o Vasco era invicto em um Brasileiro que ainda engatinhava. Aquele rendimento de 66,6% — melhor do que os atuais 65,4% do atual líder São Paulo — seria um sonho. Hoje, o Vasco tem apenas 37,3%.
Então comandado por Zé Ricardo, o time naquele último final de semana de abril parecia ter superado a perda do título do Carioca para o Botafogo três semanas antes. Àquela época, ainda vivia-se o sonho da Libertadores, que foi justamente o motivo para o adiamento, já que o Santos também estava na competição internacional.
Entre a segunda e a quarta rodada do Brasileiro, o Vasco fez dois jogos em São Januário pela Libertadores, em que estava em situação difícil no Grupo 5. Contra o Racing, da Argentina, um empate em 1 a 1 manteve o time vivo na competição, mas uma goleada sofrida pelo Cruzeiro por 4 a 0 encerrou as esperanças.
Embora separados por apenas cinco meses, o time mudou radicalmente, e não apenas no treinador, que foi de Zé Ricardo a Alberto Valentim passando por Jorginho e dois períodos de interinidade de Valdir Bigode. As alterações de rota no comando são evidentes, mas no elenco não são menores. Dos jogadores que foram titulares contra Racing e Cruzeiro, apenas quatro iniciarão a partida hoje: Martín Silva, Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Andrés Ríos.
Dos demais jogadores, Henrique é o único que não joga por ter sido barrado. Paulão, Wellington e Wagner estão fora já nem estão mais no clube. Outros, como Werley, Desábato, Bruno Silva e Rildo estão entregues ao departamento médico.
Defesa encara o artilheiro do campeonato
Na tentativa de vencer pela primeira vez dois jogos seguidos nesse Brasileiro, o Vasco vai ter que parar o artilheiro da competição Gabriel. Conhecido como Gabigol, ele marcou três gols no time de Alberto Valentim em 1º de setembro, em pleno Maracanã. Para parar os donos da casa, a dupla de zaga com Leandro Castán e Luiz Gustavo será mantida.
— Sei que vai ser difícil. O Santos tem muita qualidade. (Gabigol) É jovem, rápido, mas confio nos meus companheiros — afirmou Castán, que atuava no Torino, da Itália, quando Gabriel, teve uma passagem pelo Inter de Milão. — Nunca joguei contra ele. Quando foi para a Itália jogou pouco. Então, não nos encontramos. É um grande jogador.
O Vasco tentará encerrar uma sequência de sete jogos sofrendo ao menos um gol. Embora tenha conseguido sua primeira vitória pelo Vasco na última segunda, isso ainda tira o sono de Castán.
— Estamos levando gol e acho que temos de passar segurança aos atacantes sem levar gol — disse.
Fonte: ExtraMais lidas
- 2 Departamento de futebol do Vasco já planeja as movimentações no mercado TOP
- 0 A delicada situação financeira da A-CAP TOP
- 0 Dimitri Payet posta foto no CT Moacyr Barbosa TOP
- 0 Por que Orellano não se adaptou ao Vasco? Anderson Conceição opina; vídeo
- 0 Matías Vargas é oferecido a times brasileiros, entre eles o Vasco; vídeo
- 0 Luca Orellano não deve mais voltar ao Vasco
- 0 Cobertura Carioca: 'Alef Manga está em negociação com o Vasco'
- 0 A espera para o retorno de Paulinho aos relacionados do Vasco deve acabar
- 0 A primeira ação da diretoria do Vasco para 2025; vídeo
- 0 Fabio Azevedo: 'Vasco vai buscar um reserva para o Vegetti...'