Futebol

Do atual elenco, oito atletas já trabalharam com Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho retorna ao Vasco após um ano e cinco meses longe de São Januário. Na Colina, o treinador ganhou o respeito dos jogadores e da diretoria, que na época tinha Eurico Miranda como presidente. Agora, em 2008, o treinador volta ao clube e vai reencontrar apenas oito jogadores que o ajudaram a permanecer no cargo por um ano e nove meses e a conquistar o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2006.

O goleiro Roberto, os laterais Wagner Diniz e Eduardo, o zagueiro Jorge Luiz, os meias Madson e Ernane e os atacantes Alan Kardec e Leandro Amaral conhecem muito bem o trabalho do treinador. O último, por sinal, brigou com a antiga diretoria e entrou na Justiça para ser comandado por Renato Gaúcho no Fluminense. Dos oitos atletas, apenas três participaram da campanha da Copa do Brasil. São eles: Ernane, Jorge Luiz e Wagner Diniz.

Ernane, que foi reintegrado ao elenco nesta quinta-feira após uma conversa com o gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta, vibrou com o retorno do comandante. O jogador sorriu ao ser comunicado da volta de Renato Gaúcho.

- O Renato é muito gente boa. Ele fecha comigo. É um treinador novo para a maioria do grupo, é vida nova. Agora é aguardar a sua chegada e treinar para ganhar uma chance - diz o meia, que estava treinando à parte.

O meia Madson, que também teve uma de suas primeiras oportunidades na equipe com Renato Gaúcho, ficou satisfeito de saber do retorno do comandante. Para ele, o Vasco tem tudo para dar a volta por cima com o treinador.

- Soubemos pela imprensa da volta do Renato e vai ser uma coisa muito positiva para o grupo. O Renato conhece bem o pessoal e vai nos ajudar muito nessa reta final de Campeonato Brasileiro - avalia Madson.

Em sua primeira passagem pelo Vasco, Renato Gaúcho disputou 125 partidas, conquistando 57 vitórias, 37 empates e 31 derrotas - aproveitamento de cerca de 55%. Curiosamente, quando assumiu o time da Colina em 2005, o treinador tinha a mesma missão de evitar o rebaixamento. Agora, faltando 13 rodadas para o término da competição, a Série B volta a incomodar a todos no clube.

O treinador vai se apresentado oficialmente pela diretoria nesta sexta-feira, em São Januário. Renato Gaúcho assinou contrato com o clube até o fim de 2008 e pediu a contratação do preparador físico e auxiliar Alexandre Mendes.

Fonte: ge