Futebol

Diferentemente do ano passado, Vasco fecha ano com esqueleto pronto para 201

Quem acompanhou sabe qual foi o cenário encontrado pelo técnico Dorival Júnior assim que assinou contrato com o Vasco, no fim do ano passado. Dilacerado pelo rebaixamento, o time da Colina não possuía rosto, forma ou ao menos sombra. Cerca de 30 contratações foram feitas ao longo deste ano para moldar a equipe que foi campeã do Brasileiro da Série B. Agora, porém, as coisas estão diferentes. Fernando Prass, Ramon, Nilton, Carlos Alberto e Alex Teixeira formam a base vascaína para 2010.

A renovação do volante Nilton por mais quatro anos confirma que a diretoria, apesar de ainda não ter definido o nome do novo técnico, já vislumbra o esqueleto do Vasco para a disputa da Primeira Divisão. O empresário do jogador,Wagner Ribeiro, vem ao Rio na sexta-feira para assinar os papéis referentes à venda de 50% dos direitos econômicos ao Gigante da Colina.

– Ele vai ficar no Vasco, já está definido. O clube vai exercer o direito que tem e não foi por falta de interessados. OHamburgo, da Alemanha, mandou pessoas ao Brasil para observar o jogador e fizeram contato conosco. Mas o Vasco teve a prioridade – esclareceu.

Amanutenção deumtime-base é essencial para a montagem de um grupo forte na temporada que vem.

Isso não impede que a diretoria esteja ciente de que o elenco precisa de reforços de peso para ter condições de lutar por títulos. De qualquer forma, o primeiro passo já foi dado e o bom trabalho realizado por Dorival Júnior não precisará ser alterado, e sim, apenas aprimorado pelo novo treinador que desembarcar em São Januário.

– O principal é que, quem vier trabalhar no Vasco, vai encontrar um grupo de homens formados, um time unido, com uma base, o que facilitaria mesmo. E isso foi algo que nós batemos muito neste ano. Além da parte técnica, nos preocupamos também com esses segmentos – concluiu o capitão Carlos Alberto.

A base do Vasco para o ano que vem

Fernando Prass O goleiro foi titular em praticamente todos os jogos da Série B e um dos destaques do título por causa da segurança e das belas defesas. No ano que vem, Fernando Prass terá desafio maior, já que enfrentará os atacantes da Primeira Divisão. Será o teste de fogo para o camisa 1, já considerado um dos melhores em atividade no futebol brasileiro. Ainda por cima, terá a disputa por posição com Tiago.

Ramon A renovação por mais um ano do empréstimo do promissor jogador é considerada bem encaminhada em São Januário. O lateralesquerdo foi unânime durante a temporada deste ano e, carismático, ganhou logo o carinho da torcida vascaína. Em 2010, terá a sua segunda temporada como titular e poderá provar na Primeira Divisão que chegou realmente para ficar.

Carlos Alberto Capitão e craque do time, Carlos Alberto terá em 2010 novamente a missão de liderar o jovem time do Vasco.

O jogador vive grande fase dentro e fora dos gramados e poderá voltar a jogar a Primeira Divisão caso consiga a tão esperada renovação de contrato com o Vasco. Novamente, terá de negociar com o Werder Bremen, da Alemanha. Desejo para ficar na Colina Histórica é o que não falta.

Alex Teixeira O ano de 2010 tem tudo para ser o ano da confirmação de Alex Teixeira como um dos grandes jogadores do país. O jogador viveu altos e baixos nos dois primeiros anos como profissional, mas terminou 2009 como vice-campeão mundial sub-20 e autor do gol do título vascaíno na Série B.

Alex Teixeira desperta a cobiça de grandes clubes europeus, mas a tendência é a de que continue no Vasco.

Fonte: Lance