Futebol

Diante do Londrina, Vasco mantém foco dentro de campo mirando o acesso

Se ao fim do primeiro turno o Vasco tinha o caminho do acesso pavimentado, a sete rodadas do encerramento da Série B a situação não é mais tão confortável. Com um confronto direto contra o Londrina pela frente, na próxima quinta-feira, a diretoria mantém o foco dentro de campo e aguarda a definição do futuro para dar andamento ao planejamento da temporada 2023.

A montagem do elenco vai depender de qual campeonato o Vasco disputará no ano que vem. Três pontos à frente do Londrina, o time precisa vencer em São Januário para aumentar a distância e voltar a ver o acesso mais perto. O primeiro passo será a definição de quais jogadores permanecerão no clube, e isso dependerá do desempenho na reta final.

Diferentemente do que aconteceu esse ano, o Vasco não pretende montar um time do zero em 2023. Porém, jogadores que antes estavam entre as prioridades para renovar caíram de produção e estão com a permanência ameaçada. É o caso do goleiro Thiago Rodrigues, que sofreu 17 gols nos 12 jogos do segundo turno e abalou a lua de mel com a torcida.

Dezessete atletas do elenco têm vínculo somente até o fim da temporada. O diretor esportivo Paulo Bracks, à frente do processo de contratações, terá a ajuda do gerente de futebol Carlos Brazil na avaliação do elenco e definição de quem fica.

Brazil também é o responsável pela transição entre base e profissional e, caso permaneça, poderá puxar mais garotos para o time de cima no ano que vem, seguindo a fórmula que deu certo em 2022, com nomes como Andrey Santos, Marlon Gomes e Eguinaldo se destacando. Mas a continuidade do trabalho também está sob análise, já que o gerente de futebol tem contrato com o clube até o fim do ano.

Ainda não há negociações em andamento, mas o departamento de análise de mercado do Vasco trabalha constantemente no mapeamento de reforços. Nos últimos dias, o setor teve o reforço do head scout do Genoa, Sebastian Arenz, que visitou o Rio para um período de troca de experiências.

O planejamento do próximo ano vai depender também de quem será o treinador. Contratado no início de setembro, Jorginho tem contrato com o Vasco somente até o fim da Série B. Ainda não há indicações de que o técnico seguirá no comando em 2023, mas é certo que o departamento de futebol vai precisar alinhar o projeto com quem estiver à frente do time.

Assim, o planejamento passa não só pela contratação de reforços e negociações por renovação, mas também pela definição da estrutura do departamento de futebol. Desde que a 777 Partners assumiu a SAF do Vasco, a empresa tem feito alterações organizacionais no clube.

Fonte: Globo Esporte