Futebol

Dedé supera desconfiança e se firma na zaga do Vasco

Com atuações seguras no Brasileirão, principalmente após a parada para a Copa do Mundo, Dedé parece, enfim, ter deixado a desconfiança e as constantes críticas para trás. Contra tudo e contra todos, hoje ele é um dos homens de confiança do técnico PC Gusmão e já ganha status de intocável na zaga.

Os números ajudam a explicar seu bom momento. Apesar de ainda ser contestado por alguns, Dedé é o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro nos quesitos desarme e rebatida, desbancando os principais defensores do futebol brasileiro (ver quadro abaixo).

– Eu sabia que estava bem, mas não imaginei que meus números chegavam a tanto. Fico feliz, pois o Brasil está muito bem servido de zagueiros. Acho que tenho conseguido conquistar a confiança do técnico e da torcida – destacou o zagueiro, que teve seu nome gritado pela torcida após a partida contra o Vitória, no domingo passado.

– Contra o Vitória, fiz de tudo para não tomarmos gols. Quando o jogo terminou, ouvi meu nome ser gritado. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida – lembrou.

Apesar de ter sido titular em todos os jogos com PC no comando, Dedé, que tem como concorrentes zagueiros mais experientes e mais conhecidos, prefere adotar um discurso cauteloso e diz que ainda passa por uma fase de aprendizagem.

– O PC sempre fala comigo e dá alguns puxões de orelha (risos). Sou novo (22 anos) e tenho aprendido muito com os outros zagueiros, como o Fernando – disse Dedé, que foi carinhosamente apelidado de Bebê Gigante pelos companheiros.

O camisa 26 sabe que ainda está longe de ser uma unanimidade, mas faz questão de dar o seu recado:

– Posso falhar em alguns momentos, mas raça e determinação nunca faltarão quando eu estiver jogando.

DESARMES

Dedé (Vasco) - 47

Fábio Ferreira (Botafogo) - 44

Gum (Fluminense) - 37

Rhodolfo (Atlético-PR) - 36

Werley (Atlético-MG) - 34

REBATIDAS

Dedé (Vasco) - 155

Fabrício (Ceará) - 117

Leandro Euzébio (Fluminense) - 115

Ailson (Guarani) - 103

Émerson dos Santos (Avaí) - 102

Fonte: Lancenet!