Futebol

Dedé é eleito o melhor do Brasileirão por leitores de um site

Ao término da partida contra o Vasco, na última rodada do Brasileirão, o zagueiro Dedé deixou o campo chateado por não ter conseguido ajudar sua equipe a levar o título do Brasileirão. Contudo, o \"Mito\", como é chamado, tem muitos motivos para comemorar, já que foi unanimidade em todas as premiações do torneio, e encerra o ano como o melhor zagueiro em atividade no país.
Não perca

Os leitores do Goal.com pensaram da mesma forma, e elegeram o defensor como o Craque do Brasileirão 2011.

\"O Dedé tem um jeito próprio. Daqui a pouco, vão dizer que está surgindo um \"novo Dedé\". Ele vai virar referência. É um cara que se entrega muito na partida, bom no alto e por baixo, rápido e forte, o que é muito difícil em um zagueiro. Além disso, o momento é dele, a fase é muito boa. Para mim, é o melhor jogador do Brasileiro\" - Júnior Baiano, ex-zagueiro

O Vasco iniciou o campeonato disputando as decisões da Copa do Brasil, que viria a levantar após o jogo dramático contra o Coritiba, no Couto Pereira. O fato de estar classificado para a Libertadores 2012 ainda em junho acabou prejudicando o foco da equipe nos primeiros compromissos. Dedé não destoou dos companheiros, e só foi retomar o bom futebol na vitória sobre o Internacional, na 9ª rodada, marcando seu primeiro gol na competição.

Não significa, porém, que tanto zagueiro quanto equipe tenham atingido uma regularidade, fato mais tarde constatado nas goleadas sofridas para Botafogo e América-MG. Ao final do primeiro turno, o Vasco até ocupava a 4ª colocação, mas se via longe de uma disputa por título, naquele momento cobiçado por Corinthians e Flamengo.

O triste episódio envolvendo o técnico Ricardo Gomes, por mais trágico que tenha sido, serviu para motivar os cruz-maltinos. Também despertou a liderança em Dedé, apesar da pouca idade do zagueiro frente a veteranos como Juninho, Felipe e Fernando Prass.

É incrível como um defensor de apenas 23, consegue apresentar uma série tão grande de qualidades.

Dedé combina vigor físico com técnica, algo comprovado pelo alto número de roubo de bolas em detrimento de poucas faltas e cartões amarelos recebidos. Além disso, vale ressaltar que o camisa 26 terminou o Brasileirão sem nunca ter sido expulso.

Se cumpria seu papel com méritos no campo de defesa, melhor ainda o que conseguiu fazer na área adversária. O zagueiro marcou 12 gols no ano, 6 só no Brasileirão. A cada subida de Dedé ao ataque, era possível ver a cara de preocupação nas defesas adversárias, que por diversas vezes não sabiam como lidar com aquele grandalhão de 1,92 m de altura e impulsão descomunal.

A determinação constante e algumas apresentações memoráveis, como no jogo contra o Universitario, do Peru, serviram para criar e reforçar o apelido \"Mito\" entre os torcedores do Cruz-Maltino. Como compreender o salto que esse atleta deu, um ano depois de ser cogitado na lista de dispensas?

Construindo uma história

As notícias do sucesso de Dedé chegaram rápido ao Velho Continente. Vários clubes bateram à porta do Vasco na tentativa de levar o jogador que deverá ser, muito em breve, o novo titular da Seleção de Mano Menezes. Os cariocas, entretanto, se agilizaram e montaram um plano, que envolve ações de marketing, para segurar o craque da zaga no Brasil, a exemplo do que aconteceu com Neymar, Lucas e Leandro Damião.

\"Agora cabe ao Vasco apresentar um projeto e viabilizar a minha permanência\"

O próprio defensor já declarou seu carinho pelo Alvinegro, e deixou seu futuro nas mãos da direção. Quem sabe Roberto Dinamite e cia. não consigam levar Dedé ao pódio da Libertadores 2012 e, mais tarde, levá-lo à Copa de 2014 como representante vascaíno?

Fonte: Goal