Futebol

De virada, Bahia vence por 2 a 1 e derruba o Vasco do G-4

Os torcedores do Bahia ignoraram solenemente a campanha \"Público Zero\", lotaram o estádio de Pituaçu, e o esforço foi ecompensado com uma emocionae viória sobre o Vasco.

Os mais de 25 mil torcedores que pagaram ingresso comemoraram euforicamente a vitória por 2 a 1, conquistada com dois gols de cabeça do zagueiro Nen, o último deles aos 44min do segundo tempo.

Com o resultado, o Bahia derrubou o Vasco do G-4. O time de Dorival Júnior caiu do terceiro para o quinto lugar, com 23 pontos, enquanto o Bahia subiu do 13º para o 11º lugar, com 19.

Na próxima rodada o Vasco, na terça-feira, 28, o Vasco recebe o Fortaleza em São Januário, enquanto o Bahia volta a jogar em casa, desta vez contra o Juventude.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. O Bahia só conseguiu levar perigo ao gol de Fernando Prass aos 22min, quando Alex Maranhão levantou a bola na área e Menezes, de virada, bateu de primeira e tirou tinta do travessão.

Aos 29min, o técnico Paulo Comelli foi obrigado a queimar a primeiara substituição: trocou o meia élton, contundido, por Léo Medeiros. Mas quem quase marcou foi o Vasco, aos 37min. O atacante Élton escapa livre na área e solta a bomba. A bola explodiu na testa de Marcelo.

No segundo tempo o técnico Dorival Júnior resolveu trocar o meia Eranani por paulinho. O vasco melhorou e abriu a contagem logo aos 3min: Alex Teixeira chutou, Rogério tenta cortar e mandou a bola contra as próprias redes.

O Bahia partiu para a pressão, mas, desorgnizado, não conseguia chegar com perigo à área vascaína. desta forma, o gol de empate só poderia sair de um lance de bola parada. E foi o que aconteceu, aos 20min, quando o zagueiro nen apareceu n área adversária como se fosse uma flecha na cobrança de escanteio e tirou o grito de gol que estava entalado na garganta da torcida tricolor.

O Bahia partiu para o abafa na tentativa de virar o marcador, mas acabou perdendo um jogador aos 32min, quando Leandro foi expulso. Comelli tentou recompor o meio-campo com a entrada do zagueiro Evaldo no lugar de Ananias e o deslocamento de Rogério da defesa para o meio.

A torcida vaiou o excesso de cautela do treinador. E quando pareceia conformada com o empate, a galera explodiu de alegria aos 44min, quando nen voltou a subir mais alto que a zaga vascaína e marcou o segundo gol no jogo, decretando a virada.

BAHIA 2 x 1 VASCO

Bahia:
Marcelo; Nen, Menezes e Rogério; Marcos, Leandro, Élton (Léo Medeiros), Ananias (Evaldo) e Alex Maranhão; Beto e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Paulo Comelli

Vasco:
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vílson, Titi e Ramon; Nílton, Souza, Ernani (Paulinho) e Alex Teixeira; Robinho e Élton (Carlos Alberto).
Técnico: Dorival Júnior

Data:25/07/2009 (Sábado)
Local: Estádio de Pituaçu
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ticiana de Lucena Falcão Martins (AL)
Renda: R$
Público: 25.376 pagantes
Cartões amarelos: Reinaldo Alagoano, Léo Medeiros (B), Ramon, Ernani, Souza, Paulinho e Elton (V)
Cartões vermelhos: Leandro
Gols: Rogério, contra, aos 3min, e Nen, aos 20min, e aos 44min do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte