'De Olho nos Olhinhos' marcou presença nos jogos de Vasco e São Paulo
A campanha "De Olho nos Olhinhos" esteve presente nos jogos de São Paulo e Vasco, mandantes na 27ª rodada do Brasileirão Betano, nesse domingo (22). A ação visa a aumentar a conscientização sobre o câncer ocular infantil e a necessidade de realização de exames para a detecção da doença em estágios menos avançados.
O pórtico dos jogos São Paulo x Internacional, no MorumBIS, e Vasco x Palmeiras, no Mané Garrincha, teve uma ilustração do Flash, gato mascote da campanha e que alude ao "olho de gato", um dos principais sintomas do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Houve também uma faixa em campo com a pergunta “Você Já Levou Seu Bebê Ao Oftalmologista?”, e as crianças presentes usaram uma camisa desenhada especialmente para a ação.
O Vasco, aliás, foi além e colocou o nome da campanha, "De Olho nos Olhinhos", no uniforme dos atletas, que autografaram cada camisa. O clube irá leiloar as peças. A verba arrecada será revertida ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Para saber mais, clique aqui.
A campanha foi apoiada em dois jogos do sábado (21): em Vitória x Juventude, no Barradão, em Salvador; e em Corinthians x Atlético-GO, na Neo Química Arena, em São Paulo. Foi abraçada pela CBF também na vitória da Seleção Brasileira por 1 a 0, pelas Eliminatórias, no dia 6 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba. Foram veiculadas placas de publicidade em torno do campo, no telão do estádio e no centro de treinamento do Athletico-PR.
Filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua recebeu, aos 11 meses, o diagnóstico de retinoblastoma em um estágio avançado. O objetivo do casal O objetivo do casal é alertar sobre a necessidade de exames frequentes, para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Em 2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores. Além disso, terá um novo integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.
O dia 18 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012. Por isso, a CBF reforça a importância de se atentar aos sintomas para ter diagnóstico precoce e a conscientização sobre o câncer ocular infantil.
Fonte: CBFMais lidas
- 0 Saída de Rafael Paiva de São Januário chama atenção TOP
- 8 Vasco busca novo treinador no mercado; nomes disponíveis TOP
- 2 A ideia da diretoria do Vasco sobre Rafael Paiva, por agora TOP
- 0 Pablo Vegetti publica mensagem em rede social: 'Eu juro a vocês...' TOP
- 3 Pedro Caixinha é especulado no Vasco TOP
- 3 Rafael Paiva se desculpa após declaração: 'A responsabilidade...' TOP
- 1 Provável escalação do Vasco contra o Corinthians neste domingo (24) TOP
- 0 Rafael Paiva, sobre críticas da torcida: 'Todo mundo tem parcela de culpa' TOP
- 1 História de Rafael Paiva no comando do Vasco está cada vez mais perto do fim TOP
- 2 Comentarista faz cobranças sobre Coutinho: 'Cadê? Muito introspectivo...' TOP