Cristóvão faz mistério sobre esquema tático. Veja possibilidades
Cristóvão Borges resolveu baralhar as ideias de quem assistiu ao treino do Vasco nesta sexta-feira. Treinou por cerca de vinte minutos um esquema com três zagueiros, mudando o estilo da equipe, fugindo do tradicional 4-4-2. Se isso por si só não fosse suficiente para deixar dúvidas quanto à escalação do time para o clássico deste domingo, contra o Fluminense, o técnico fez questão de aumentar ainda mais o mistério em sua entrevista coletiva. Além de não confirmar o esquema que vai usar, não disse quais serão os 11 titulares. O GLOBOESPORTE.COM, então, tenta desvendar as possíveis escalações do time - para iniciar a partida ou durante ela - através das dicas dadas por ele.
Primeiro, Cristóvão desconversou sobre a possibilidade de mudar o esquema. Disse que o treino foi só um teste, que o time estava cansado...
- Esse treinamento não era nem para ser feito, porque o jogo de quarta-feira foi muito desgastante. Fiz o treinamento mais para marcar posição, para eles entenderem o posicionamento de uma possibilidade. A gente tem que buscar alternativas para o futuro.
Sendo assim, o Vasco entrará em campo neste domingo no tradicional 4-4-2, e a única mudança em relação ao time que enfrentou o Nacional-URU no meio de semana seria a volta de Fagner à lateral direita... certo? Pode ser. Ou não.
- Tem que existir o hábito de treinar nesse esquema (com três zagueiros). Tem que treinar para fazer isso. Mas temos jogadores que já atuaram dessa forma, não fica com essa necessidade toda de treinar. Eles entendem e sabem como fazer isso. É uma possibilidade que é viável para esse jogo. Já temos jogadores com características ofensivas, que são os laterais. O que muda é que dá liberdade para eles atacarem e dá liberdade para o meio-campo.
Então, se o time pode entrar no 3-5-2, quem seria sacado da equipe para a entrada de Renato Silva ao lado de Rodolfo e Dedé? O time vai jogar com dois volantes ou dois meias?
- Estou pensando (risos).
Uma coisa, ao menos, Cristóvão deixou clara: quer explorar as subidas dos laterais rivais. Por isso, independentemente do esquema usado, o Vasco vai ter como prioridade as jogadas pelos lados. Se Juninho deixar a equipe, Felipe fica centralizado, com Diego Souza flutuando pelos dois lados. Se Eduardo Costa sair do time, Felipe cairá mais pela esquerda, Diego pela direita e Juninho atuará mais pelo meio.
- As jogadas das laterais dele (Fluminense) são boas. O Vasco mudou alguns jogadores e, por isso, precisa mudar o estilo de jogo também.
Vasco e Fluminense se enfrentam neste domingo, a partir das 19h30m (horário de Brasília). O jogo, válido pela quinta rodada da Taça Guanabara, será disputado no Engenhão.