CPI DA CBF/NIKE - Não acabou em pizza
Passados nove anos desde que a CPI da CBF/Nike começou a ser articulada, ainda hoje alguns ainda se defendem na Justiça de processos originados pelas investigações.
E, se na prática ninguém foi preso, os efeitos da pressão política e popular proporcionaram um avanço ao futebol brasileiro.
– A CPI não virou pizza, como muitos dizem, porque manteve somente um relatório e ele foi enviado ao Ministério Público – frisou o deputado federal e ex-relator da CPI da CBF/Nike, Silvio Torres (PSDB-SP).
– Em cima do nosso relatório, ainda elaborei um livro com o deputado Aldo (Rebelo-PC do B-SP, ex-presidente da comissão).
Afalta de transparência na relação entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike começou a ser investigada graças a uma série de fatores: a perda da Copa doMundo da França,em1998, a ingerência da multinacional de material esportivo na Seleção, as denúncias de corrupção na entidade e a desorganização no futebol brasileiro.
Ao final da CPI, o contrato de patrocínio com a Nike pôde ser apontado como um símbolo da má gestão na entidade. Sem ter como manter a relação estabelecida antes do início das investigações, tanto Nike quanto CBF fizeram uma revisão no contrato de patrocínio, em 2002.
Amultinacional americana perdeu vários privilégios: como o direito de marcar até 50 amistosos para a Seleção e a exigência de jogadores considerados de nível A no time – muitos deles por ela patrocinados.
CBF SE CALA E NIKE FALA
Procurada, a CBF não fez comentário algum sobre a CPI. A Nike emitiu uma nota.
– A Nike está presente em mais de 160 países e o nosso aprendizado é diário por meio das relações e das conecções com os consumidores, parceiros e fornecedores. Quanto a CBF, temos um longo e excelente relacionamento com a entidade e a Seleção Brasileira é um dos nossos principais parceiros globais – relatou a empresa no documento. – A Nike está altamente comprometida com o futebol brasileiro desde que começou a trabalhar com o futebol ecomo uma marca lídermundial no esporte, nos mantemos completamente focados em trazer inspiração e inovação aos atletas em todo o mundo.
Nike diz estar satisfeita com sua parceria com a CBF e ressalta seu compromisso com o futebo brasileiro
Reflexos
Silvio Torres
DEPUTADO FEDERAL
“A CPI não virou pizza, como muitos dizem, porque manteve um relatório só e ele foi enviado ao Ministério Público”
“Mudamos o espírito de continuísmo no futebol brasileiro.
Hoje existe a vontade de renovar.
Muitos clubes já colocaram em seus estatutos o fim dos mandatos sem prazo de validade. Até existe um limite para as reeleições”
Mais lidas
- 0 Galvão Bueno voltará a narrar jogos do Vasco, agora em outra emissora TOP
- 1 Como a diretoria da SAF vinha avaliando o trabalho de Paiva, segundo Trivela TOP
- 0 Nicola: Ideia do Vasco é ter um técnico de peso, mas depende de uma coisa TOP
- 0 Coritiba prepara proposta para manter Zé Gabriel; Ásia tem interesse TOP
- 1 Sem sucesso no Boca Juniors, Medel, ex-Vasco, pode ir para o Corinthians TOP
- 1 Imprensa italiana diz que quatro clubes estão interessados em Lucas Piton TOP
- 1 Vasco procurou o Pedro Caixinha? Técnico responde sobre especulações TOP
- 2 Vasco chegou a sondar a situação de Guilherme, que pode deixar o Santos
- 0 Baran: Formato da competição vai ajudar o Vasco na escolha do novo técnico
- 3 Relacionados do Vasco para o duelo contra o Corinthians