Copa Vasco 2011 tem "clássico" cruzmaltino
Por Leandro Valente
O lindo dia de sol era apenas mais um dos atrativos da 4ª rodada da Copa Vasco, realizada no último domingo (28/8). Nada de GP da Bélgica, vídeo game ou, quem sabe, uma praia. O que os pequenos atletas queriam mesmo era jogar bola. Logo pela manhã, já era possível notar a agitação no clube, que, ao longo do dia, recebeu cerca de 2 mil pessoas. Afinal, era dia de clássico dos milhões no Engenhão. Em São Januário, um novo clássico surge no futebol amador: o núcleo do ex-volante Nelson contra o núcleo do ex-meia Fabrício Carvalho.
Fabrício Carvalho é novo na área. Com as chuteiras recém-penduradas, criou seu núcleo oficial em Campo Grande e, inclusive, pegou algumas dicas com o amigo Nelson este, pode-se dizer, um veterano no que se refere às escolinhas. Ambos, Nelson e Fabrício, viveram juntos uma época vitoriosa no Vasco da Gama. Antes do jogo do mirim entre o Estrela do Amanhã e o Fabrício Carvalho, os dois conversavam amistosamente ao lado do campo.
Dentro de campo, a história foi outra: o confronto pegou fogo. Claro, o calor àquela altura, dez e pouco da manhã, era intenso. O que não impediu que cada lance fosse disputado como uma decisão de campeonato. Foi uma partida cheia de lances duros. Nesse aspecto, vale registrar uma atitude de Fabrício Carvalho ao ver que um jogador seu discutia asperamente com um adversário. O técnico gritou firme do banco de reservas; Sem briga, sem briga!. Um bom cartão de visitas, Fabrício. Continue assim.
Houve rispidez em algumas jogas, sim, mas também tiveram lances bonitos. Num deles, o time de Fabrício Carvalho tocou a bola de pé em pé até que, num cruzamento, a bola encontrou a cabeça do pequenino atacante Popó. O menino escolheu o canto e testou a bola, mostrando muito oportunismo e abrindo o placar para o Fabrício Carvalho. Toda a jogada pareceu a de um time profissional. O Estrela do Amanhã empataria ainda no primeiro tempo, selando o resultado final: 1 a 1.
Popó foi o craque da partida e um dos destaques da 4ª rodada, incluindo todas as categorias. Com 11 anos de idade, Popó disse que seu ídolo é Bernardo é torcedor do Vasco. Segundo Fabrício Carvalho, as maiores qualidades do menino são a boa técnica e a movimentação constante. Feliz da vida com a boa estreia de seu time mirim, apesar do empate, Fabrício revelou ainda que Donizete Pantera faz parte do projeto de seu núcleo oficial do Vasco da Gama.