Categorias de base

Copa Vasco 2011: Alegrias, tristezas, promessas

Por Leandro Valente

No início da tarde de sábado (01/10), o treinador da base, Gílson Paulo, visitou a Copa Vasco com parte de sua comissão técnica. Gílson, que é a cara do técnico Cristóvão, ressaltou a importância de se ter um olhar clínico em relação à garotada: “Aqui nascem os possíveis craques do Vasco, por isso faço questão de comparecer todo ano. A competição é importante para a formação dos meninos”, completou Gílson.

\"copa

Além do espírito de competição, a classe; personificada no futebol do pequeno Janderson, 11 anos, atacante pré-mirim, camisa 10, do B. Ball/I. do Gol. Seu time venceu o “2 Toques” por 7 a 2 e se candidatou ao título. Segundo o técnico Antônio Carlos, ele é versátil, habilidoso e ambidestro. Janderson, que fez três gols e deu passe para outro, teve direito a escolher uma música, numa referência ao programa Fantástico. O menino, que tem Ronaldo Cristiano como ídolo, disse que gosta da “Panamericano” (house).

\"copa

Pelo infantil, o Fabrício Carvalho-A perdeu para o Carioca Gol de Placa-B (que nas quartas enfrentará o Carioca Gol de Placa-C) por 4 a 1, de virada, e foi eliminado. Porém, o zagueiro Matheus Pachedas, 15 anos, mostrou que é bom de bola. Ele é veloz, tem boa recuperação, tempo de bola, boa colocação e chuta bem. Seu ídolo é Thiago Silva, ex-Fluminense e atualmente no Milan.

\"copa

O outro time derrotado (e eliminado) também teve a compensação de apresentar uma promessa. O mirim do Planeta dos Esportes-B perdeu para o Cocotá-A por 2 a 0, mas seu zagueiro Luís Felipe (13 anos) tem futuro. Capitão do time, líder nato, Luís tem bons chute, desarme e posicionamento. Seu ídolo é Ronaldinho Gaúcho. Um outro consolo para o “Planeta”: sua equipe fraldinha se classificou às quartas de final.

\"copa

Duas mudanças de data na Copa Vasco: as quartas de final, que seriam disputadas no próximo sábado (08/10), foram transferidas para o domingo (09/10). Já as partidas finais, estas no gramado principal, que eriam no dia 22/10, passaram para o dia 23/10, também um domingo.

Fonte: Núcleos oficiais do Vasco