Futebol

Considerando-se os resultados de campo, Vasco é o maior pontuador do Carioca

O técnico Dorival Júnior parece mesmo ter caído nas graças da torcida e dos atletas vascaínos. Também pudera, o clube está com 100% de aproveitamento na Taça Rio e classificado para as semifinais do segundo turno, após a vitória do último sábado, dia 28 de março, por 5 a 3, sobre o Volta Redonda. Mas um fato passou despercebido de muitos torcedores e mostra ainda mais claramente a competência do comandante cruzmaltino. Se não tivesse sido punido com a perda de seis pontos na Taça Guanabara, o Vasco seria o clube com o maior número de pontos ganhos na soma dos dois turnos: 32.

Na classificação geral da competição, o Gigante da Colina contabiliza 26 pontos, já com o desconto de seis pontos. O curioso é que o Cruzmaltino pode “esnobar” e até mesmo “descartar esses seis pontos” que continua empatado com o campeão da Taça Guanabara, Botafogo, na soma, uma vez que o Alvinegro também tem 26.

Mas se forem contabilizados os seis pontos conquistados dentro de campo e perdidos no tapetão, o Vasco superaria em dois pontos o primeiro colocado na classificação geral, que é o Flamengo, com 30. O Fluminense, que venceu o clássico do último final de semana, de virada, por 2 a 1, sobre o Botafogo, registra 29 e ficaria em terceiro, enquanto o Alvinegro, que há duas rodadas estava em primeiro (isso, com o desconto de seis pontos do Vasco), com 25 pontos, ficou nos 26 após empate com o Americano no meio da semana e derrota no último sábado, e ocuparia a quarta colocação.

Para os jogadores do Vasco, a melhora de rendimento da equipe e o próprio equilíbrio mostrado nos dois turnos são frutos do trabalho sério de Dorival Júnior. Após a última partida, o lateral-direito Paulo Sérgio atribuiu a vitória a uma bronca dada pelo treinador antes de a bola rolar.

 \"Fizemos um jogo diferente do de quarta-feira (contra o Mesquita, em São Januário). O Dorival disse que não entramos em campo e reclamou muito. Mas hoje, não. Entramos ligados e fizemos os gols. Mostramos do que o nosso time é capaz\", comentou o jogador, em entrevista ao Uol Esporte.

Na próxima terça-feira, dia 31 de março, o Vasco enfrenta o Macaé, às 21h45, no Maracanã. Para o jogo, o meia Jéferson, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último sábado, está suspenso.

Fonte: Justiça Desportiva