Futebol

Conquista no centenário, única nos cariocas

Há exatos dez anos, o Vasco conquistava o título mais importante de sua recente história: a Copa LIbertadores da América. Com gols de Luizão e Donizete, o time cruzmaltino derrotou o Barcelona, do Equador, por 2 a 1, e arrebatou a cobiçada taça justamente na temporada em que o clube festejava o seu centenário.

Campeão brasileiro em 1997, o Vasco entrou na Libertadores do ano seguinte como um dos favoritos. Para substituir o ídolo Edmundo, vendido para a Fiorentina, da Itália, a diretoria trouxe Luizão e Donizete. No meio, o time contava com o talento de Ramon, Pedrinho e Juninho Pernambucano, enquanto Nasa e Luisinho eram os volantes. Na defesa, Odvan e Mauro Galvão se completavam, e o lateral-esquerdo Felipe era uma das principais revelações. No banco, estava o técnico Antônio Lopes.

Num grupo que tinha o Grêmio e os mexicanos Chivas Guadalaraja e América, o Vasco ganhou dois jogos, empatou dois e perdeu outros dois. Nas oitavas-de-final, o time despachou o Cruzeiro, então atual campeão. Nas quartas, a vítima foi o Grêmio. Nas semifinais, o River Plate também sucumbiu. Na final, o Barcelona de Guayaquil não foi páreo, e o Vasco conquistou o título vencendo os dois jogos.

O Vasco foi o sexto clube brasileiro a conquistar a Copa Libertadores. Antes dele, já haviam ganho a competição o Santos, o Cruzeiro, o Flamengo, o Grêmio e o São Paulo.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra