Categorias de base

Conheça Rui Paulino, o português seguidor da base vascaína


Rui com a camisa do Vasco na Praia do Leblon: Português costuma passar férias no Rio de Janeiro


A ligação entre o Club de Regatas Vasco da Gama e Portugal é muito grande. Além de possuir o nome de um grande navegador português, responsável pelo descobrimento do caminho para as índias, o Gigante da Colina foi fundado por imigrantes lusos. Ao longo de sua história, o time de São Januário sempre se orgulhou e exaltou suas origens. Tal fato fez com que o cruzmaltino conquistasse o respeito da maioria das pessoas que residem no país do sudoeste europeu.

Como o atual calendário brasileiro impede a excursão de seus principais clubes para o exterior, a forma que o Vasco da Gama encontrou de estreitar relação com Portugal foi através de suas categorias de base. Todo ano, o time vascaíno envia algumas equipes de suas divisões inferiores para disputar competições no país luso. Em uma dessas viagens, a delegação cruzmaltina encontrou um torcedor pra lá de especial. Trata-se de um português que desde a metade dos anos 90 é um seguidor ferrenho da cruz de malta.

Atualmente com 43 anos e morador de Lisboa, Rui Paulino encontrou os representantes vascaínos por acaso durante uma competição realizada tradicionalmente no Algarve, forma como é conhecida a região sul de Portugal. Ao tomar conhecimento do torneio, o luso se dirigiu ao local onde estavam sendo realizadas as partidas do campeonato e conheceu grande parte da delegação cruzmaltina. O simples bate-papo se transformou em um curto espaço numa bela amizade.

Tal fato fez com que Rui se tornasse o anfitrião do Gigante da Colina em Portugal. Por conta disso, o ilustre torcedor prestigiou todas as competições que o Vasco disputou em terras portuguesas a partir de 2009. Devido a esse carinho e atenção com os jovens das categorias de base, Rui Paulino foi escolhido para ser o entrevistado da semana do Blog Meninos da Colina. Em uma rápida conversa, o também torcedor do Benfica falou sobre sua paixão pelo Vasco.

Bate-Papo com Rui Paulino, o português seguidor da base do Vasco:

Quando você começou a torcer pelo Vasco?

\"A primeira vez que eu fui ao Brasil foi em 1996. Nessa altura eu fui com um amigo meu e ele tinha um tio que já era sócio do Vasco a mais de quarenta anos. A casa onde eu fiquei hospedado era muito perto do campo do Vasco. Esse senhor já era sócio cativo do Vasco, ele não pagava mais. Um dia fui ver o Vasco jogar e foi a partir daí que comecei a gostar e sentir paixão pelo Vasco. O primeiro estádio que eu fui no Brasil foi o Estádio do Vasco. A partir desse momento, a partir de 1996, eu comecei a ser um fã do Vasco. Esse senhor tem um filho e esse filho mora na mesma rua de São Januário. Sempre que vou visitá-lo vejo o Estádio do Vasco. A minha paixão pelo Vasco começou por conta disso\".

Você tem algum jogador que passou pelo Vasco como ídolo?

\"O jogador que eu gostei mais de ver jogar no Vasco foi o Romário. Foi um sonho concretizado para mim vê-lo jogar, pois sempre fui fã dele. Pode ir a São Januário ver o Romário jogar não tem preço. Além desse jogador, o que contribuiu para que começasse a torcer pelo Vasco é a ligação que ele tem com o Benfica, que é o meu clube aqui em Portugal. O Eder Luis, por exemplo, foi jogador do Benfica. Essas ligações que existem entre os clubes me deixa ainda mais próximo do Vasco\".

Quando surgiu seu interesse pelas categorias de base do Vasco?

\"Tudo começou no Algarve quando eles foram disputar o Mundialito há quatro anos. Eu sabia que o Vasco ia e fui para lá. Eu sou de Lisboa, mas também tenho casa no Algarve. Essa casa fica perto de onde eles realizam o Mundialito. Nessa altura fui ver o torneio, ver o Vasco jogar e conheci alguns pais. Como fui vestido de Vasco, todos passaram a me olhar. Quando aparece alguém com a camisa e com o boné do Vasco, todos ficam olhando surpresos. Comecei a conversar com os pais e conheci a comissão técnica, mas o que me aproximou mais da delegação foi a aproximação que eu tive com o Doutor Moutinho, o vice-presidente médico do Vasco. Fui apresentado a ele e comecei a conhecer todo mundo. Conheci o Adriano Barreto, o Guilherme Almeida, o Alexandre Gripp, o Ricardo Lopes, o Daniel Alegria, o Jacó, o Fernando China, o Wilson Varella, a dona Sônia (mulher do Doutor Moutinho) e todos os outros. A partir daí as portas foram se abrindo\".

Rui Paulino ao lado dos jovens da categoria mirim do Vasco no início de 2013


Podemos dizer que o Vasco é o clube brasileiro mais conhecido em Portugal?

\"O Vasco realmente é muito conhecido aqui em Portugal. Eu acho que é bastante conhecido porque vários jogadores do Vasco já jogaram em Portugal. Vários atletas do Vasco já jogaram no Benfica e no Porto, que são os maiores clubes do país. Além do Vasco, o Flamengo é muito conhecido. O clube mais conhecido em Portugal realmente é o Vasco. O que ajuda também é o fato do Vasco participar dessas competições para menores. Os garotos trazem muita alegria e isso aproxima os portugueses do clube. O Vasco é conhecido mundialmente como uma equipe muito alegre. Todo mundo gosta do Vasco aqui em Portugal. Eu não sou o único que torce para o Vasco não. Várias pessoas que moram no Algarve, local onde é realizado o Mundialito, torcem para o Vasco\".

Como você faz para acompanhar o Vasco?

\"Eu acompanho o Vasco através da internet e dos amigos que fiz e tenho agora. Eu falo com todos da comissão técnica sobre o Vasco. Além da equipe técnica, eu conheço pessoas que trabalham em São Januário e que me dão um feedback do Vasco. Cito aqui a Izabel e Daisy, que trabalham no Departamento Médico do Vasco. De vez em quando eu acesso o site do Vasco para saber o que está acontecendo. Além disso, eu tenho uma tv a cabo que possui canais brasileiros. Todos esses canais passam às vezes os jogos do Vasco. Agora em agosto eu vou aderir ao canal do Benfica, que além de passar jogos do Benfica, vai passar jogos do Campeonato Inglês e do Campeonato Brasileiro. Agora vou assistir com mais frequência jogos do Vasco\".

Você conhece músicas do Vasco?

\"Eu escuta muitas músicas do Vasco, mas algumas coisas eu não entendo. Eles cantam algumas coisas que eu só consigo entender quando estou prestando muita atenção. No Brasil vocês usam umas gírias que eu não entendo bem. Algumas coisas eu não entender, mas o hino do Vasco eu conheço\".

Rui Paulino com a camisa do Benfica no Estádio de São Januário


Já curtiu a FanPage do Blog Meninos da Colina?


Com informações do Programa \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: -