Futebol

Confira os setes pecados da eliminação na Sul-Americana

Depois das duas derrotas seguidas para o Corinthians, que causaram a eliminação do Vasco da Copa Sul-Americana, o LANCE! destaca e enumera os sete principais erros da equipe antes e durante a competição. Confira abaixo a série de equívocos.

1 - Não fazer a lição de casa
Na primeira partida contra o Corinthians, no Rio de Janeiro, no dia 6 deste mês, o Vasco abusou de desperdiçar gols no segundo tempo, quando já estava perdendo por 1 a 0, gol de Gustavo Nery. Para Renato Gaúcho, foi o principal pecado do Vasco na Copa Sul-Americana.
- Tivemos várias chances claras, mas faltou capacidade para fazer o gol. Contra uma equipe como o Corinthians, uma equipe não pode se dar ao luxo de perder tantas oportunidades. Talvez a história tivesse acontecido de forma diferente - disse o comandante vascaíno.

2 - Elenco
Mesmo sabendo que em 2006 o Vasco teria quatro competições para disputar - Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana -, a diretoria vascaína não investiu em um grupo com muitas opções. O apoiador Ramon foi a contratação mais badalada, mas não vingou como em outras passagens pelo clube.

3 - Renato x Eurico
Temendo perder jogadores em razão do desgaste físico, Renato Gaúcho quis escalar uma equipe de reservas contra o Corinthians, em São Paulo. Porém, o presidente Eurico Miranda determinou que o Vasco entrasse em campo com força máxima. Renato Gaúcho se viu obrigado a mudar de planos.

4 - Retranca?
Para avançar na Copa Sul-Americana, o Vasco precisava de, no mínimo, dois gols.
Mesmo assim, o técnico Renato Gaúcho utilizou seis jogadores de defesa: Carlão, Fábio Braz, Paulão, Ygor, Amaral e Coutinho. Porém, Renato afirma que não jogou na retranca: \"Criamos mais chances\".

5 - Pedra no sapato
O Vasco não soube encontrar maneiras de derrotar o Corinthians. O retrospecto contra o Timão é de assustar: a última vitória vascaína aconteceu em 2001, gol de Jamir, em São Januário.
Desde então, o Vasco está há dez partidas consecutivas sem derrotar o Timão.
Em casa, o jejum é de quatro partidas.

6 - Houve desdém?
Ano passado, quando o Vasco escapou do rebaixamento e conquistou a vaga para a Copa Sul-Americana, o feito foi muito comemorado no clube. Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que a competição perdeu a importância em São Januário.

7 - Equipe sempre no limite
Dá inveja do grupo que o Leão tem nas mãos. Porém, com dinheiro é muito fácil. Não desmereço meus jogadores, mas quem não tem cão, caça com gatinhos. Com o desgaste de vários jogadores do grupo, em razão da longa seqüência de partidas desta temporada, o técnico Renato Gaúcho teve de abrir mão de alguns titulares com o receio de perdê-los para o Brasileirão por conta de problemas físicos. Jean, que em pouco tempo se transformou no mais importante jogador do Vasco, foi o que mais sofreu com o desgaste. Nas duas partidas contra o Corinthians, no Rio e em São Paulo, ele não teve condições de ser titular.

Fonte: Lance