Futebol

Confira estatísticas, história e tudo de Bahia x Vasco

 A zona de rebaixamento ainda não está distante o suficiente do Bahia. Para o Vasco, ela é uma realidade. Assim, vencer o duelo deste domingo, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador, é fundamental para os dois lados. Mas para isso, ambas as equipes terão de superar problemas que vão além do que acontece em campo. O Tricolor baiano enfrenta o cansaço físico, enquanto a equipe cruz-maltina tem o desgaste emocional como um de seus principais obstáculos.

O Bahia está invicto no Brasileiro há quatro rodadas (duas vitórias seguidas) e com moral elevado. No entanto, os 31 pontos o colocam a seis da zona de rebaixamento, o que ainda não significa conforto. Além disso, a equipe comandada por Cristóvão Borges vem de derrota por 1 a 0 para o Nacional da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. Já o Vasco está em 18º lugar, com 24 pontos, e atualmente precisa de três para sair do Z-4.

 A maior preocupação do Bahia para o jogo deste domingo não está entre os jogadores, desfalques ou alternativas táticas. O grande problema de Cristóvão está na maratona que o time passou nos últimos dias. O Tricolor jogou na quinta-feira, na Colômbia, e enfrentou uma verdadeira peregrinação. A delegação só desembarcou em Salvador nas primeiras horas de sábado. Antes disso, o elenco passou pelo Panamá e por São Paulo.

O Vasco também tem preocupações que vão além do campo. Com cinco derrotas seguidas (sendo quatro pelo Brasileiro), a equipe precisa buscar motivação, mesmo com o clube envolvido em crise financeira, para voltar a vencer. Afundado na zona de rebaixamento, o grupo convive com os questionamentos de dirigentes e conselheiros ao trabalho do técnico Dorival Júnior, que tem o cargo ameaçado.

A partida entre Bahia e Vasco será transmitida pela Rede Globo para RJ, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora e Montes Claros (MG), ES, BA (menos Salvador), RN, AL, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP. O PremiereFC 4 exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Bahia: sem tempo para treinar, Cristóvão Borges vai montar o time na base da conversa e da observação. Nos últimos jogos, o treinador já tinha revelado que tem feito um rodízio na escalação, de acordo com a condição física dos jogadores. O provável time do Bahia para o duelo com o Vasco é: Marcelo Lomba, Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Feijão, Fabrício Lusa (Diones), Hélder e Marquinhos; Wallyson e Fernandão.

Vasco: Dorival Júnior não revelou quem será o goleiro titular, mas o certo é que Michel Alves não foi relacionado para a partida. No restante da equipe, a novidade é a permanência de Edmilson no ataque, no lugar de André. No meio-campo, Juninho volta à equipe no lugar de Jhon Cley. O Vasco deve começar com a seguinte formação: Diogo Silva (Alessandro), Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Juninho e Dakson; Marlone e Edmilson.

QUEM ESTÁ FORA

Bahia: Wiliam Barbio não pode jogar por ter contrato com o Vasco. Ávine continua fora da relação, em recuperação de uma lesão no joelho.

Vasco: Tenorio, Henrique, Guiñazu, Bernardo e Rodolfo seguem em recuperação de lesões.

PENDURADOS

Bahia: Demerson, Hélder, Jussandro, Marcelo Lomba e Rafael Miranda.

Vasco: Jomar, Juninho Pernambucano, Luan, Sandro Silva e Wendel.

O ÁRBITRO

Wilson Luiz Seneme (SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Celso Barbosa de Oliveira. O árbitro atuou em três partidas deste Brasileiro: Criciúma 0 x 0 Goiás, Coritiba 1 x 1 Vitória e Náutico 0 x 0 Flamengo. Ele aplica 4,7 cartões amarelos em média por jogo e não tirou o cartão vermelho do bolso. Além disso, tem média de 37,7 faltas assinaladas a cada confronto. O campeonato tem média de 34,6 faltas e já teve 50 pênaltis. Foram 59 cartões vermelhos e uma média de 4,3 cartões amarelos.

ESTATÍSTICAS

Bahia: depois de vencer nas últimas duas partidas, o Bahia espera se afastar definitivamente das chances de rebaixamento. Como enfrentará um adversário que está sete pontos atrás, o Tricolor baiano já dimensiona o sossego na tabela em caso de novo triunfo. Os jogos do Bahia têm sido marcados pelo alto número de faltas: 39 por confronto. O atacante Fernandão fez metade de seus dez gols neste Brasileiro contra times cariocas.

Vasco: em fase turbulenta, com quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, o Vasco espera repetir o que fez nos últimos dois anos: vencer o Bahia em Salvador. A missão maior do técnico Dorival Júnior é a de corrigir os problemas defensivos. Ao lado do lanterna Náutico, o Cruz-Maltino tem o time que mais levou gols na Série A deste ano: 40. Poupado na Copa do Brasil contra o Goiás, Juninho volta ao time. Uma força e tanto nas bolas paradas, fator que pode fazer a diferença para o clube da Colina.

NA HISTÓRIA

Recheado de astros, o Vasco conquistou seu quarto título brasileiro em 2000. No entanto, na primeira fase da competição daquele ano não resistiu à força do Bahia na Fonte Nova, que venceu por 3 a 1, de virada. A equipe cruz-maltina abriu o placar com Felipe. Mas o Tricolor comandado em campo por Iranildo levou a melhor sobre o time de Romário e marcou com Jajá, Filipe Alvim e Capixaba.

Fonte: ge