Torcida

Confira entrevista com o fundador da campanha "Não de vende Dedé"

A paixão do torcedor por um time pode ser manifestada de diversas maneiras, com um grito de guerra, uma tatuagem, uma música, enfim, as alternativas são enormes.

Com a consolidação das Redes Sociais, essas demonstrações tomaram uma forma mais intensa. Prova disso é uma campanha que vem movimentado os torcedores vascaínos desde o inicio do Campeonato Carioca. Com 4.698 seguidores, a campanha @NaoSeVendeDede é um sucesso entre os usuários do Twitter e o próprio jogador, o zagueiro e ídolo da torcida Dedé.

A iniciativa partiu de Carlos Gregório Júnior, um jovem estudante de 19 anos da cidade de Maceió, Alagoas, que por amor ao seu clube do coração, resolveu usar a rede social para impedir a venda do jogador vascaíno para o mercado europeu.

Em entrevista exclusiva ao site Fanáticos por Futebol, Carlos explica os detalhes da campanha e como o jogador encarou o pedido por parte dos torcedores vascaínos.

FPF - Como surgiu sua paixão pelo Vasco?

Carlos - Minha paixão pelo Vasco surgiu em 1997, quando os dribles de Edmundo e os passes de Juninho Pernambucano fizeram brotar um amor no meu coração. Amor esse que até hoje não desapareceu e nem vai desaparecer. Eu amo o Vasco.

Quando você teve a ideia de lançar a campanha Não se Vende o Dedé?

Criamos com a ajuda de alguns amigos com a intenção de mostrar para o homens fortes do Vasco qual é o maior desejo da torcida vascaína. Nosso time está carente de ídolos, desde a saída de Juninho Pernambucano não tivemos mais nenhum. Hoje, por tudo que vem sendo feito dentro e fora de campo, enxergamos no Dedé o potencial para se tornar um ídolo no futuro.

Um fato como esse não deve ser esquecido, pois ídolos não se compram, ídolos não nascem de uma hora para outra. E é justamente por isso que defendemos a permanência do Dedé por mais um tempo, pois ele conquistou a torcida com seu futebol e não precisou de nenhuma campanha de marketing para se promover.

Qual a sensação de ver uma adesão significativa de torcedores vascaínos em favor da campanha?

Ficamos felizes, pois isso é a prova de que esse é o desejo de grande parte da torcida vascaína. Se estivéssemos realmente errados na nossa contestação, acredito que não teríamos alcançado esse número de seguidores no Twitter e até mesmo nas arquibancadas de São Januário.

Como que o jogador Dedé encarou a campanha em prol da sua permanência no clube? Já teve alguma resposta da parte dele?

Ele vem agradecendo constantemente o carinho da torcida. Quando lançamos o primeiro vídeo, ele chegou a colocar no Twitter que estava emocionado e que não conseguia parar de vê-lo. Sem contar que ele já declarou várias vezes que a sua permanência depende apenas do Vasco. É claro que ele tem os sonhos dele, assim como nós temos os nossos, mas para fazer sucesso na Europa, por exemplo, não precisa sair tão precocemente do clube. A prova disso foi o Juninho Pernambucano, que saiu do Vasco aos 26 anos e hoje é tido como um mito na França pelos torcedores do Lyon.

Pelo que converso com algumas pessoas próximas ao Dedé, ele tem essa consciência e é por isso que deseja permanecer no Vasco.

E a diretoria do Vasco? Como vem reagindo a essa campanha?

Até o momento ainda não se manifestaram. Aproveito o espaço para dizer que entendemos que faz parte do mundo do futebol a venda de jogadores, mas o que buscamos com essa campanha é fazer com que isso seja feito no momento certo, após ele criar uma identificação, ser convocado pela seleção e conquistar títulos com a camisa do Vasco.

Em termos de resultados, você sabe falar em quais meios de comunicações esportivos a campanha já apareceu?

Não sei ao certo em quantos meios foi divulgada a campanha, mas sei que já foi divulgada em alguns veículos de TV, como os canais Sportv e Espn Brasil; em algumas estações de rádio como a Rádio Manchete, a Rádio Globo e a Rádio Tupi; e em alguns jornais cariocas, como o Jornal O Globo e o Jornal Lance. Na internet, alem do Twitter apareceu nos portais Globoesporte.com, Lancenet e agora no Fanáticos por Futebol.

Já tem outra campanha em vista para o futuro?

Sim. Iremos lançar a qualquer momento uma campanha de valorização de ídolos. Temos essa intenção porque achamos que alguns jogadores que fizeram história do Vasco não são valorizados como deveriam. Nas próximas semanas teremos novidades.

O que tem a dizer aos vascaínos que aderiram a campanha Não se Vende Dedé?

Queria agradecer a todos que estão junto conosco nessa campanha e peço que todos os vascaínos que ainda não fazem parte, participem. Porque será dessa forma que mostraremos nossa força e que voltaremos a ter um jogador identificado com as cores do nosso Vasco. Há muito tempo estamos sem ídolos e não podemos abrir mão de um atleta que tem todo esse potencial. Obrigado e nunca duvidem da força da nossa torcida, pois ela unida pode tudo.

Fonte: Fanáticos por Futebol