Futebol

Com mais problemas de lesões, Vasco prova que tem elenco

Vasco, Flamengo e Botafogo estão na \"pequena área\" do Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense não consegue passar do meio de campo. Com dois objetivos - o título ou a vaga na Copa Libertadores da América - e um problema - sequência pesada de jogos - em comum, a preparação física é o que diferencia os quatros times na competição.

Em terceiro lugar na disputa, o Botafogo é o carioca com menos jogadores no estaleiro: apenas Antonio Carlos, que sofreu estiramento no músculo posterior da coxa esquerda no jogo contra o Fluminense, no sábado, e deve ficar fora por até três semanas. Nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, o time ganhou 12 dos 15 pontos disputados, perdendo apenas uma partida e ganhando quatro.

No início do segundo turno do campeonato, a estatística ajuda, e muito. Mas, apesar de se orgulhar do resultado de seu trabalho, o preparador físico alvinegro, Tollivan Bala Valle, prefere dividir os méritos com a equipe:

\"O planejamento vem sendo executado e os resultados são satisfatórios. Nossa metodologia vem dando resultado, mas não só a preparação física, como também a parte fisiológica, a parte de nutrição, a parte médica, e tudo com o apoio do técnico Caio Júnior\", disse.

O Flamengo, que ostentou a vice-liderança do Brasileirão até a rodada passada, está há cinco jogos sem vencer: empatou três e perdeu dois, conquistando apenas três pontos. É o segundo time do Rio com menos jogadores contundidos, mas vem enfrentando problemas com desfalques nos últimos meses. O meio-campo é o que mais sofre. A primeira perda foi Maldonado, que se recupera desde abril de uma lesão no joelho esquerdo e só voltou a treinar neste sábado. Depois, Airton, que foi contratado para substituir o chileno, sentiu o mesmo tipo de contusão e também está fora.

Na falta dos dois, Vanderlei Luxemburgo puxou da base o volante Luiz Antônio. Mal chegou, o volante já teve que operar os ombros por repetitivas lesões no local e só deve voltar a jogar no ano que vem. Os problemas não param por aí. O zagueiro Alex Silva teve um estiramento no ligamento do joelho esquerdo no final de agosto e só deve voltar a treinar daqui a dez dias. Apesar do quadro, o chefe do departamento médico do Flamengo, José Luiz Runco, afirma que o número de jogadores machucados não preocupa.

\"É absolutamente normal em um campeonato longo como esse. O Flamengo é o time que menos teve jogadores lesionados\", comentou Runco, se esquecendo da situação do Botafogo.

Quase com o mesmo panorama que o Fla, o Vasco tem cinco jogadores entregues ao departamento médico: Julinho, Alecsandro, Felipe, Jumar e Nilton. Com um bom banco de reservas, o time conseguiu manter o ritmo mesmo com as perdas e está na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Nas últimas cinco rodadas ganhou três vezes e empatou duas, somando 11 pontos.

Já o Fluminense ganhou duas, perdeu duas e empatou uma vez, conseguindo apenas sete pontos dos 15 disputados. O time vem sofrendo com as diversas contusões de seu elenco. Atualmente, Araújo, Elivélton, Diguinho, Matheus Carvalho, Valencia e Deco, que não joga desde o dia 12 de junho, lutam para se recuperar. Este pode ser o motivo para a campanha irregular do time na Brasileirão. Apesar de ter ganho as duas últimas partidas, o Flu está bem abaixo de seus rivais na tabela e amarga uma participação mediana na competição, na sétima colocação, com uma partida a mais, já que jogou no último sábado enquanto Fla, Botafogo e Vasco entram em campo somente neste domingo.

Será apenas uma coincidência? Os números tendem a dizer que não.

Fonte: UOL Esporte